Equipamentos permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Quem não se preparar ficará sem acesso à programação de TV a partir de 25 de outubro

Este é o penúltimo fim de semana antes do desligamento do sinal analógico na capital fluminense e em outros 18 municípios da região, que será realizado na quarta-feira, dia 25. Por isso, se você comprou a antena digital e o conversor ou faz parte de algum programa social do Governo Federal e já retirou o kit gratuito distribuído pela Seja Digital, mas ainda não fez a instalação, aproveite o tempo livre para instalar esses equipamentos. Quem não se preparar a tempo ficará sem ver TV.

Vale lembrar que os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de um conversor para receber o sinal digital. Se sua TV já possui conversor embutido, basta conferir se sua antena é digital. O processo é simples. O mais indicado é instalar sua antena no telhado da casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para 147 ou acesse sejadigital.com.br.

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Para agendar a retirada do kit, basta acessar o site www.sejadigital.com.br ou a central telefônica 147. Não deixe para a última hora.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Seja Digital realiza 10 Feirões Digitais 
na região do Rio de Janeiro neste fim de semana

Nos eventos, a população poderá tirar dúvidas sobre a mudança do sinal de TV, encontrar produtos a preços mais acessíveis e realizar o agendamento para retirada dos kits gratuitos

No próximo sábado, dia 14 de outubro, a Seja Digital realiza mais dez edições do Feirão Digital na região do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital e realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. O evento ocorrerá no Calçadão de Campo Grande, Calçadão de Duque de Caxias, Calçadão de Nova Iguaçu, Mercadão de Madureira, Caxias Shopping, Bangu Shopping, Shopping São Gonçalo, Shopping Grande Rio (São João de Meriti) e nos centros de Petrópolis e Maricá.

Na capital fluminense e em outros 18 municípios do entorno, o sinal analógico de TV será desligado no dia 25 de outubro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

No Feirão Digital, a população também poderá verificar se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Ao todo, estão disponíveis mais de 1,2 milhão de kits para serem entregues às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal na região. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital. O Feirão também oferecerá atividades recreativas e pintura facial para as crianças.

 

Serviço:

Feirão Digital (sábado, 14/10)

Local: Shopping São Gonçalo (Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo – Rodovia Niterói-Manilha km 8,5).

Horário: 10h às 22h

 

Local: Bangu Shopping (Rua Fonseca, 240 – Bangu, Rio de Janeiro). 

Horário: 10h às 22h

 

Local: Shopping Grande Rio (Rua Maria Soares Sendas 111, São João de Meriti).

Horário: 10h às 22h

 

Local: Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz, 2.895 – Duque de Caxias).

Horário: 10h às 22h

 

Local: Mercadão de Madureira (Av. Min. Edgard Romero, 239 – Madureira, Rio de Janeiro).

Horário: 9h às 17h

 

Local: Calçadão de Campo Grande (Rua Cel. Agostinho – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ).

Horário: 9h às 16h

 

Local: Calçadão de Duque de Caxias (Rua José de Alvarenga – Centro, Duque de Caxias).

Horário: 9h às 16h

 

Local: Calçadão de Nova Iguaçu (Avenida Governador Amaral Peixoto – Centro, Nova Iguaçu).

Horário: 9h às 16h

 

Local: Maricá – Rua Abreu Rangel, Centro. 

Horário: 9h às 16h

 

Local: Petrópolis – Rua do Imperador, Centro.

Horário: 9h às 16h

Faça o seu comentário