Jornal Atual de Itaguaí 21 anos de bons serviços prestados à população

0
114

O Seropédica Online parabeniza o Jornal Atual pelo seu profissionalismo e dedicação em manter a população bem informada

Atualmente através de suas redes sociais e da edição digital aos sábados, veículo vê ampliado significativamente o público que acessa os seus conteúdos

Corria o ano de 2001 quando o jornalista Marcelo Godinho reuniu personalidades de Itaguaí e região, montando um time de colunistas para tornar realidade o sonho de ter um veículo de comunicação impresso diferenciado na região, ideia que ele começou a acalentar desde o ano anterior.

Na ocasião em que efetivamente o Jornal Atual entrou na rotativa pela primeira vez, as responsabilidades de editor, repórter e fotógrafo cabiam ao próprio Marcelo, que teve a colaboração da então estagiária Daniela Trocilo e do arte finalista Cristiano Pereira de Oliveira. A diagramação ficava a cargo da MSG Comunicação.

Com o objetivo de dar ao jornal o compromisso de ser uma espécie de fórum de debates sobre o desenvolvimento da região, Marcelo Godinho passou ceder espaço a reflexões de destacadas personalidades, como, por exemplo, o escritor e pesquisador Edvan da Silva Ramos; o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Jailson Barbosa Coelho, à época secretário de Meio Ambiente e Pesca de Itaguaí; e o também educador Pedro Jorge.

Outro reforço nos primeiros momentos do Atual veio do time de colunistas, que contava com as observações e intervenções de Marilu Moreira, Paulo Poltronieri e Paullet. Dois meses depois de fundado, passaria a integraria a equipe o colaborador mais longevo, o hoje editor Welington Campos.

Inicialmente com edições praticamente quinzenais, ao completar o primeiro aniversário o Atual passou a circular pontualmente a cada 15 dias. Um ano mais tarde, as edições passaram a ser semanais. Quando completou quatro anos, veio a primeira edição colorida e depois de dois anos a publicação deixou de ser no formato standart para adotar o berlinder, mais fácil para o leitor manusear. Chegando quase à primeira década o jornal ganhou nova logomarca e edições diárias, alcançando, aos 12 anos a sua milésima edição.

 O jornalista Marcelo Godinho e a esposa Cíntia Maia, no dia do lançamento do Atual

 

 A primeira edição de uma série que iniciou em períodos que se distanciavam um pouco de 15 dias
Numa iniciativa arrojada, o Atual transferiu sua redação para Campo Grande, produzindo edições diárias para uma feira empresarial
Com o emprego da tecnologia digital o Atual abriu as portas para novas possibilidades de contato com os leitores

 

O projeto de construção de submarinos em Itaguaí mereceu uma publicação especial, produzida pela equipe do Atual

MUDANDO PARA ESTAR CADA VEZ MAIS A SERVIÇO DO PÚBLICO

Paralelamente à missão de informar, o Atual passou a organizar eventos, celebrando seus aniversários e fazendo a entrega do troféu “Notáveis”, que distinguia anualmente profissionais com destacada atuação na região. Esse trabalho seria solidificado ainda com os projetos especiais, através de cadernos direcionados a distintos públicos; as revistas alusivas aos aniversários das cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica; a edição de uma revista especial alusiva ao projeto de construção de submarinos em Itaguaí, iniciativa conjunta da Marinha do Brasil e da empresa Itaguaí Construções Navais; e a montagem de uma redação na Feira Oeste Export, para a publicação de edições diárias sobre o encontro empresarial em nível estadual.

Outra marca da existência do Atual é a sua referência como fonte de informações e de embasamento para estudantes de escolas públicas e privadas. Eles visitavam a redação em busca da satisfação de curiosidades sobre todo o processo que envolve a preparação das edições, não raro produzindo em sala de aula, posteriormente, sob supervisão de seus professores, projetos experimentais em forma de publicações impressas.

Essa particularidade na rotina do Atual envolveu até mesmo estudantes do curso de jornalismo de instituições como a unidade da Tijuca da Universidade Veiga de Almeida.
Imerso no mundo da tecnologia digital, o Atual montou um estúdio especialmente voltado para ampliar a cobertura das eleições municipais e estaduais, onde realizava entrevistas com candidatos da região, a prefeito, vereador, deputado estadual e deputado federal.

Chegou, também a realizar uma série de entrevistas com candidatos ao Executivo de Itaguaí, numa até então inédita parceria com a Rádio Grande Rio. Mais recentemente, com o advento da pandemia, o trabalho da equipe passou a ser remoto, o que, temporariamente, recomendou a inutilização de uma redação presencial. Em meio à tempestade provocada pela covid-19, a redação aproveita para se dividir entre o abastecimento das redes sociais, as edições de sábado e a realização de um curso de qualificação que, certamente, vai abrir novas portas para o renovado compromisso da equipe com o debate sobre o desenvolvimento da região.

O Seropédica Online parabeniza o Jornal Atual pelo seu profissionalismo e dedicação em manter a população bem informada