Alunos do SENAI vão buscar soluções inovadoras para desafios reais da indústria fluminense
20 de março de 2018

Baixada Fluminense, 20 de março de 2018

Empresas do estado do Rio podem cadastrar, até 20/04, gargalos que afetem o dia a dia de seus negócios no “Desafio SENAI + Indústria”. Através do programa, alunos do SENAI vão pensar em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo.

A ideia é que os estudantes testem seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade das empresas e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.

As empresas interessadas podem cadastrar seus problemas no www.cursosenairio.com.br/desafiosenai, onde estão disponíveis o regulamento e também exemplos de projetos já pensados para a indústria. Se o desafio for selecionado, um grupo de alunos do SENAI vai desenvolver uma proposta de solução.

Durante o trabalho, os estudantes vão visitar a empresa para tirar dúvidas e aperfeiçoar seu projeto, com o objetivo de, ao final, terem protótipos que cheguem o mais próximo possível das necessidades da indústria. Alunos de todas as escolas do estado participam do programa.

Um dos exemplos de projetos é o Triturador de Ampolas, apresentado na edição 2017, um sistema automatizado que processa embalagens plásticas ou de vidro, visando um descarte inteligente, eficiência na operação e redução de custos.

Segunda fase – Depois de prontos, os projetos serão selecionados para participar de exposições nas unidades SENAI, em novembro. Aqueles que tiverem potencial de inovação poderão, ainda, ser selecionados para a segunda fase do Desafio. Nesta etapa, o objetivo é validar a ideia junto ao mercado para o desenvolvimento de um mínimo produto viável, de forma que os projetos selecionados nesta fase possam futuramente ter acesso à mercado, tornar-se startups, ter uma aplicação real no processo, entre outras possibilidades.