O Bispo Dom José Ubiratan Lopes da Diocese de Itaguaí, esteve nestes últimos dias, 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo), realizando visita Pastoral na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica.

Neste domingo visitou a Igreja do Cruzeiro no Bairro Ecologia onde Celebrou a Santa Missa. Em sua Homilia Dom José Ubiratan falou sobre o perdão: “A essência do amor se resume no perdão. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados. A graça que nós recebemos é a de sermos ensinados por Jesus, Ele nos ensina como viver. A essência da vida humana é uma só: o amor. O amor sem medida, que não se contém; o amor que se dá, se doa e se renova. Mas, não caiam no amor medíocre, de achar que o amor é voltado apenas para as pessoas que queremos bem, àqueles que nos fazem o bem e que preenchem o nosso ego”.

“Aqui falamos do amor divino, do amor de Deus em nós. É o amor que nos leva a amarmos os nossos inimigos, a fazer o bem a quem não nos quer bem. Nos leva a louvar e a bendizer aqueles que nos amaldiçoaram. É o amor que nos leva a orar por aqueles que nos caluniam, pelos que falam mal de nós”.

“De forma nenhuma demos aos outros a mesma moeda, o que devemos dar a eles é o melhor de nós, que é Cristo em nossa vida. Se o outro nos deu o mal, não é com o mal que iremos retribuí-lo. Vamos retribuir com a bênção de Deus que está ou deveria de estar em minha vida. Por isso, temos as exigências do amor”.

“A primeira exigência do amor é praticar a misericórdia, ser realmente a dimensão misericordiosa de Deus para a vida humana. Porque Deus é profundamente misericordioso. Se você não sabe ser misericordioso, volte-se para Deus que é profundamente misericordioso. Ele nos trata com extrema misericórdia em todos os dias da nossa vida”.

“Segunda exigência do amor é não julgar ninguém. Olhamos as redes sociais e vemos que as pessoas estão se julgando. Quem dera se fosse julgando a si mesmas, mas julgam umas às outras. O discípulo de Cristo não lança olhar de julgamento para ninguém, pois o olhar dele deve ser o da misericórdia”.

“O discípulo de Cristo jamais condena o pior pecador, porque para quem cabe conhecer aquela alma, em sua profundidade, é Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

“A essência do amor se resume no perdão sem medida: “Perdoai e sereis perdoados”. Quando nós praticamos o perdão, o amor de Deus está em nós. E, quando negamos o perdão, e não vivemos a sua dimensão nas realidades da vida, negligenciamos o amor de Deus que está em nós”. Destaca Dom José Ubiratan.

Ao final da Homilia Dom José Ubiratan lembra que os Bispos são sucessores dos Apóstolos de Cristo, Jesus Cristo quis que a sua Igreja, sacramento universal de salvação e verdadeira sociedade hierárquica, perdurasse ao longo da história até o Fim dos Tempos.

Por essa razão, escolheu doze dentre os seus discípulos para estarem com Ele e testemunharem diante dos homens o fato da Ressurreição. No entanto, com a morte dos Apóstolos, a fim de que se perpetuasse a fidelidade ao Evangelho, era necessário que as novas gerações cristãs, que não viram a Cristo diretamente, se mantivessem sempre fiéis à fé e à doutrina apostólicas.

Foi por isso que os Apóstolos, por ordenação divina, deixaram sucessores encarregados de transmitir e resguardar o sagrado depósito que o Senhor lhes tinha confiado. Trata-se dos bispos, que sucedem os Apóstolos, antes de tudo, na vida e na entrega à Igreja, ou seja, deixando tudo o que têm para seguir a Cristo sucedem-nos, em segundo lugar, quanto ao poder de ensinar, reger e santificar os membros do Corpo de Cristo, alimentando-os com a doutrina e os sacramentos e conduzindo-os ao Reino celeste que está à nossa espera. Fazem-no, porém, com autoridade recebida de Cristo, isto é, como administradores bons e fiéis, cuja missão é cuidar de uma Igreja e de almas que são propriedade do Senhor.

Após a Santa Missa, membros da Igreja cantaram parabéns pela passagem do aniversário do Padre Paulo Sergio. Foi servido almoço para todos os presentes e um suculento bolo em comemoração a seu aniversário.

Faça o seu comentário