Vídeo: Moradores de Paracambi flagram caminhão da CEDAE jogando esgoto em rio que corta o município
21 de janeiro de 2020

O Morador Ronaldo Lima relata que no último dia 18/01 por volta de 10:30 horas ele estava fazendo uma caminhada no Bairro Fábrica em Paracambi:  “Ao passar pela Rua Plínio Soares percebi o caminhão da CEDAE realizando a coleta de algum material (provavelmente esgoto) na altura do número 237. Ao mesmo tempo que recolhia o material da residência descartava algum tipo de dejeto no rio. Pelo vídeo é nítido se tratar de algo com coloração escura. Nesta oportunidade não tive outra reação a não ser fazer o pequeno vídeo que publiquei no Facebook”.

“Cerca de 20 min depois, passei novamente pela rua e o caminhão estava parado na altura do número 151 recolhendo material de outra residência. Desta vez não estavam despejando nada no rio. Questionei ao responsável sobre qual serviço estava realizando nesta residência e o mesmo me respondeu que estava recolhendo esgoto. Em seguida indaguei sobre o descarte que estavam fazendo anteriormente. O mesmo homem me respondeu, um pouco assustado, que era água suja e não esgoto e a coloração preta era devido ao fundo do Rio. Perguntei como estavam despejando água se recolhiam esgoto, o mesmo se enrolou um pouco para explicar mas disse que estava recolhendo a água da residência e despejando no rio”.

Nos últimos anos o Município de Paracambi houve vários crimes ambientais, como chorume Jogado nas nascentes  de rios e na Cachoeira, Empresas jogando esgoto e material químico não tratado nos canais das nascentes da região. Varias denuncias foram feitas e nenhuma atitude foi tomada para acabar com estes crimes ambientais. Tanto o INEA e a Secretaria de Meio Ambiente tem de tomar uma atitude, a cachoeira que trazia Turismo para região, hoje é esgoto puro, onde vários animais já morreram.