O Gabinete da Vereadora Luciana Alves de Seropédica, realizou neste sábado (9) palestra destinada a campanha do Outubro Rosa, que acontece no Brasil durante todo o mês e é alusiva à prevenção e ao tratamento do câncer de mama.

O evento aconteceu da Câmara Municipal e contou com a presença dos palestrantes Dr. Marcos Alexandre, médico oncologista no instituto oncológico de Nova Iguaçu, Dra Dulcimar Maria Ferreira Costa (Médica área clínica), Aline Leitão (Assistente Social e coordenadora de gestão do vale social para portadores do câncer), e Renata Medeiros (coordenadora do instituto oncológico de nova Iguaçu).

Conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado para lembrar as mulheres e homens da importância da detecção precoce. 

Durante o encontro, os palestrantes destacaram que, se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta chances de cura superiores a 90%. “A mulher deve estar atenta ao surgimento de qualquer alteração na mama, e deve procurar um mastologista ou ginecologista assim que encontrar algum destes sintomas: retração da pele ou mamilo, alteração na coloração ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo e presença de nódulo na mama ou axila. A realização de exames preventivos, como a mamografia, também auxilia na detecção precoce”, alertaram.

Participaram também do evento a Diretora da Atenção Básica do município, Dra. Alessandra Vasconcelos Netto, a Subsecretária de Educação, Eliana Cristina, Thaís Sales Ribeiro, Coordenadora Geral da Estratégia Saúde da Família, Enfermeiro Rodrigo (ESF Dom Bosco) e Luciana (Coordenadora do CAPSi João e Maria), e o Presidente do Projeto Instituto Gingando para o Futuro, Alexandre Castro.

Vereadora Luciana Alves, Dra Dulcimar Maria Ferreira Costa (Médica área clínica) Dr. Marcos Alexandre Médico oncologista no instituto oncológico de nova Iguaçu)
A direita a Diretora da Atenção Básica do município, Dra. Alessandra Vasconcelos Netto
Renata Medeiros ( coordenadora do instituto oncológico de nova Iguaçu)
Enfermeiro Rodrigo (ESF Dom Bosco) e Luciana (coordenadora do CAPSi João e Maria)
Aline Leitão ( Assistente Social e Coordenadora de Gestão do Vale Social para Portadores do Câncer)
A esquerda Vereadora Luciana e Eliana Cristina (Subsecretária de Educação)
Presidente do Projeto Instituto Gingando para o Futuro, Alexandre Castro.