O evento vai ser realizado no próximo dia 8 de outubro a partir das 8:30 horas, vejam abaixo toda programação.

São 33 anos que temos uma área protegida por lei em Seropédica, antes mesmo da emancipação do nosso município.

A Floresta Mário Xavier é uma unidade de conservação gerida pelo ICMbio, mas a gestão ambiental pública participativa é fundamental para a manutenção da unidade.

A Flona não mais como uma área de produção de mudas para o comércio e sim como uma reserva da biodiversidade, que necessita de proteção ambiental, mas sem esquecer sua linda história de colonização no nosso município enquanto horto, pois foi graças a ele que temos a Flona MX

Já conhece o Projeto Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier de Extensão da UFRRJ????? Siga a nossa página no Facebook e Instagram @guardaflonamx.

História 

A Floresta Nacional Mário Xavier do município de Seropédica, foi legalmente criada em 1986 pelo Decreto Federal nº 93369 e abrange uma área de aproximadamente 493 hectares. Abriga em seus limites o fragmento florestal nativo mais significativo do município, ameaçado constantemente pelos incêndios e pelo pastoreio sem controle. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tem uma parte de sua área derrubada, devido a construção do Arco Metropolitano, onde durante as obras foram interrompidas devido ao Habitat natural da quase extinta da Physalaemus Soaresi, também conhecida como rãzinha, única espécie no Brasil.

 

 

Faça o seu comentário