Um rottweiler pode viver até 10 anos, sendo que a média de idade é de 9 anos. Durante a vida do animal, ele passará por diversas fases

Você sabe quais são as principais doenças de um rottweiler? Antes de mais nada, é importante ter em mente que não necessariamente o cão terá estas doenças. No entanto, vale lembrar que elas são clássicas e presentes em diversos animais da raça. É de suma importância encarar as próximas dicas como informações, e não como diagnóstico.

Um rottweiler pode viver até 10 anos, sendo que a média de idade é de 9 anos. Durante a vida do animal, ele passará por diversas fases e estágios. Algumas doenças podem acontecer quando filhote, outras quando adulto e, também, há aquelas que só acontecem quando o pet for idoso. Por isso, todo cuidado é pouco.

Catarata

Talvez a catarata seja uma das principais doenças do rottweiler. Ela pode ser facilmente identificada nos olhos do animal. Afinal, é muito visível a camada branca que se forma no globo ocular. O cristalino começa a ficar opaco e compromete muito a visão do seu cão. O tratamento geralmente pode ser feito com cirurgias oculares.

Freepik

Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand está relacionada com a genética do rottweiler. Basicamente, há muitos sangramentos que podem ser vistos na urina, nas fezes e no nariz do animal. Algumas vezes podemos até presenciar sangue na pele do bicho. Isso acontece, principalmente, por traumas antigos ou cirurgias.

O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e outros compostos que o veterinário receitar. Vale lembrar que, quanto mais grave a situação, mais sangue poderá ficar acumulado nessas regiões.

Quer saber mais sobre essa raça? Acesse o site Portal do Dog.

Fonte: Metrópoles