Com tema central Indústria 4.0, Mundo SENAI terá apresentação de novidades do mercado de trabalho e informações para quem quer investir em capacitação profissional.

 Rio, 13 de novembro de 2019

 O mercado de trabalho não para de evoluir, e cada vez mais influenciado pela indústria 4.0. Por isso, pensando em quem deseja se preparar para o futuro, em 21 e 22 de novembro acontece o Mundo SENAI. As 26 unidades da Firjan SENAI do estado do Rio abrem as portas à população para oferecer gratuitamente palestras, oficinas, workshops e visitas guiadas, que vão demonstrar as práticas das profissões industriais e suas oportunidades. O evento ocorre simultaneamente em todo o país. 

 Além de tirar dúvidas de quem quer investir em capacitação profissional, conhecer as novidades do mercado de trabalho e os caminhos que pode seguir, o Mundo SENAI é ainda uma oportunidade de conhecer projetos integradores desenvolvidos pelos alunos da Firjan SENAI. Os estudantes unem educação e inovação para pensar possíveis soluções para empresas e sociedade.

 Alguns dos temas de destaque da programação são: Design Thinking, Empoderamento feminino na Mecânica Automotiva, Inovação na Indústria 4.0, Hidráulica Industrial, Logística Internacional, Lean manufacturing, Prototipagem e Arduíno, Robótica Industrial e Simulação de Soldagem.

 Só na Região Metropolitana do estado do Rio são 12 unidades: sete na capital, três na Baixada e duas no Leste. A programação, temas e horários das palestras variam de acordo com a unidade. As inscrições podem ser feitas no site www.firjansenai.com.br/mundosenai, onde está disponível a programação completa. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

 Programação

 Para quem quer conhecer ainda mais as inovações da Indústria 4.0, como a “Impressão 3D”, “Mundo Maker” e outras tecnologias, o Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, em Benfica, terá palestra sobre o assunto, com um representante do Instituto HUB. “Logística Internacional”, “Solução SmartLink” e “Robótica Colaborativa” são alguns dos temas dos outros encontros. A unidade também terá oficinas como a de “Robótica Industrial”, “Energia Fotovotaica OffGrid” e “Redes Industriais”.

 O destaque no Instituto SENAI de Tecnologia Solda, no Maracanã, é a palestra “Ensaios Não Destrutivos Avançados e suas Aplicabilidades na Industria 4.0”, com um especialista da Petrobras. Outros temas como “Qualidade da Soldagem na Indústria 4.0” e “Mundo do Mergulho e suas Transformações”, além de oficinas como “Prática Simulador de Soldagem” e “Mergulho Raso Profissional” estarão disponíveis.

 A unidade de Jacarepaguá será palco das palestras “Empreendedorismo no Mercado Automotivo”, “Aplicando a Automação na Indústria 4.0” e “Indústria 4.0: Pontos de Atenção para o Setor Automotivo”.

 E entre as atividades da unidade Maracanã, será realizada uma oficina prática de criatividade e produção de joias, com a participação do aluno de Joalheria da Firjan SENAI Victor Iglesias, competidor na WorldSkills 2019, na Rússia, em Kazan, além de palestras ligadas ao tema.

 Um dos convites da unidade de Santa Cruz é para conhecer o conceito e a aplicabilidade da metodologia da “Produção Enxuta (Lean Manufacturing)” numa linha de produção industrial.

 Vicente de Carvalho irá promover as oficinas de “Empilhadeira” e “Refrigeração”, palestras como “Profissões do Futuro” e “A Revolução do Profissional da Indústria”, além do workshop “Segurança do Trabalho”.

 Para quem gosta da área de alimentos e bebidas, a Firjan SENAI Tijuca terá workshops e palestras de orientação profissional sobre esse mercado, além de temas como “Inteligência Artificial”, “Canteiro 4.0”, “Energia Solar Fotovoltaica” e “Segurança Eletrônica”.

 Já nas unidades da Baixada Fluminense, as palestras em Nova Iguaçu serão voltadas para temas como “Indústria 4.0 no Processo Industrial” e o “Primeiro Passo para a Automação 4.0”, além de uma rodada de conversa com o setor de Recursos Humanos de empresas da região.

 A programação de Caxias está recheada de palestras como “A Borracha Sintética e suas Aplicações na Cadeia de Valor da Indústria Automotiva e de Pneus”, com representante da empresa Arlanxeo, “O Impacto do Lean e a Indústria 4.0 na empresa Marcopolo” e “Quais os principais desafios e vantagens da Indústria 4.0 para a Coca-Cola no Brasil?”, além de visita ao FabLab da unidade com prática de pequenos experimentos nas máquinas e equipamentos.

 E em Itaguaí, as palestras serão “Tecnologia em Construção à Seco – Sistemas Gypsum de Drywall”, “Design Thinking” e “Energia Renovável”, também, também com visita e experimentos no FabLab da unidade.

 Para fechar a Região Metropolitana, em Niterói, palestras como “A Inovação da Construção Civil no Mercado Imobiliário” e “Qual a importância da Inteligência Emocional na Indústria 4.0”, além de oficinas como “Aprendendo a Prototipar” e “Iniciação à Robótica” serão algumas das opções.

 E em São Gonçalo, o workshop “Como se tornar um Gamer Profissional” será um dos destaques entre palestras como “Habilidades Hard Skills e Soft Skills” e “A Inovação da Construção Civil no Mercado Imobiliário”.

 SERVIÇO

 Evento: Mundo SENAI

Datas: 21 e 22 de novembro       

Entrada: Gratuita

Locais: Em todas as unidades Firjan SENAI do estado do Rio

Horário: De acordo com a programação de cada unidade

Inscrições: www.firjansenai.com.br/mundosenai

Mais informações: 0800 0231 231.

 Capital Fluminense

 Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação da Firjan SENAI – Praça Natividade Saldanha, 19, Benfica

  Instituto SENAI de Tecnologia Solda da Firjan SENAI – Rua São Francisco Xavier, 601, Maracanã (em frente à UERJ)

 Firjan SENAI Jacarepaguá – Avenida Geremário Dantas, 940, Freguesia

 Firjan SENAI Maracanã – Rua São Francisco Xavier, 417, Maracanã

  Firjan SENAI Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 713, Santa Cruz

 Firjan SENAI Tijuca – Rua morais e silva, 53, tijuca

 Firjan SENAI Vicente de Carvelho – AV. Pastor Martin Luther King Jr., 6475, Vicente de Carvalho

 Baixada Fluminense

  Firjan SENAI Caxias – Travessa Arthur Goulart 124, Centro, Duque de Caxias

 Firjan SENAI Nova Iguaçu – Rua Gerson Chernicharo 1.319, Bairro da Luz, Nova Iguaçu

 Firjan SENAI Itaguaí – Rodovia Rio-Santos LT J-1 LT J – 1 QUADRA 97 zona industrial, Vila Ibirapitanga, Itaguaí

 Leste Fluminense

  Firjan SENAI Niterói – Rua General Castrioto 460 , Barreto, Niterói

  Firjan SENAI São Gonçalo – Rua Doutor Nilo Peçanha 134 Parte, Centro, São Gonçalo.

 

Mais informações
Firjan – Assessoria de Imprensa
(21) 2563-4382
[email protected]
www.firjan.com.br

Faça o seu comentário