Rua das Tulipas, em Nova Iguaçu, fica alagada após rompimento de tubulação da Cedae Foto: Letícia Gasparini
Rua das Tulipas, em Nova Iguaçu, fica alagada após rompimento de tubulação da Cedae Foto: Letícia Gasparini

Uma tubulação da Cedae rompeu no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A força da água derrubou um muro e invadiu pelo menos cinco casas e um salão de beleza. Pelo menos um carro que estava parado Rua das Tulipas, um dos locais mais atingidos, também foi coberto de lama e água.

A dona do salão de beleza Marlene Finote de Sousa, de 49 anos, estava em casa quando soube do ocorrido em seu salão.

– Estava dormindo. Quando cheguei com a minha filha no salão, por volta das 4h40m, encontrei tudo cheio de lama e alagado. Perdi até os documentos do salão.

A aposentada Elacy de Andrade Banda, 66 anos, moradora da Rua dos Girassois, lote 5, quadra 18, também perdeu alguns móveis.

– Os dois guarda-roupas, uma cama box, um jogo de sofá e a geladeira foram atingidos pela água. Foi um desespero. Meu irmão de 73 anos caiu. Ele anda devagar porque teve um AVC, ficou desesperado também – contou a idosa.

Segundo moradores, a tubulação rompeu por volta das 2h30m. Essa é a segunda vez, em dois meses, que a tubulação dessa região rompe. Em agosto, casas também foram inundadas pela água.

– O vizinho viu o movimento da água e começou a gritar, foi quando o muro caiu e a força da água veio mais forte. Começou a alagar a casa toda e a gente só conseguiu sair, perda total – lamentou Elídio Silva de Oliveira, que tem um filho de 2 anos e contou que ficou até sem comida:

– E o que deixa a gente mais chateado é que até agora ninguém se mobilizou.

Manuel Ferreira Lima, aposentado, de 73 anos, morador da Estrada Francisco de Almeida, também teve a casa alagada.

– Estou desde 3h da madrugada limpando a minha casa, graças a Deus não perdemos muita coisa, mas ainda tem muita lama – contou o idoso, que pediu urgência para a prefeitura municipal desentupir os ralos da rua, o que, segundo ele, agravou anda mais a situação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes do batalhão de Seropédica, município da Região Metropolitana do Rio, foram acionados para irem até o local e controlar a grande quantidade de água que vazou. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra as ruas alagadas em Nova Iguaçu.O Corpo de Bombeiros também afirmou que não há registro de feridos.O GLOBO entrou em contato com a Cedae, mas ainda não obteve resposta.

Em nota, a Cedae afirma que técnicos estão no local e já realizaram manobra, retirando a tubulação de carga e encerrando o vazamento, para dar início ao reparo.

“Funcionários do setor de segurança patrimonial da companhia irão ao local avaliar se houve algum dano aos bens e imóveis de moradores para que sejam tomadas as devidas providências”, diz ainda o comunicado.

Fonte: Jornal Extra (https://extra.globo.com/noticias/rio/tubulacao-da-cedae-rompe-pela-segunda-vez-em-nova-iguacu-derruba-muro-alaga-casas-23153638.html)

Faça o seu comentário