Os Cursos foram realizados pela PRONATEC com apoio da, UFRRJ, CTUR, e Prefeitura Municipal de Seropédica

Foi realizado neste último Sábado dia 27/09 a formatura de 140 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) no Auditório Gustavão da UFRRJ em Seropédica. A mesa da Cerimonia foi formada pelo Coordenador do Pronatec Eraldo da Silva Fernandes, a Pró-reitora de Extensão Katherena Coumenduros, o Prefeito de Japeri Timor, O Deputado Federal Felipe Pereira, o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Antônio Adolfo Gaborcci Bruno, a Diretora de Assistência Social de Paracambi Marlizete Silva dos Anjos Lima.

O Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica falou que estava representando o Prefeito Martinazzo que estava cumprindo outra agenda fora do município e salientou que: “A formatura é uma grande conquista e um passo importante na vida dos formandos e de suas famílias. “Quero parabenizar todos os formandos e dizer que hoje começa uma nova jornada, um novo caminho que irão construir. Agora a bola está com cada um de vocês e acredito que saberão fazer o gol”, destaca o Secretário.

A Diretora de Assistência Social de Paracambi Marlizete disse que também estava se formando, e destacou a importância do apoio dos maridos, esposas e filhos: E destacou também que a formação técnica e profissional é um grande caminho, pois não existe país desenvolvido sem trabalho técnico qualificado. “Vocês devem sempre buscar o aperfeiçoamento. Cada geração avança em relação à anterior e espero este avanço de vocês. Existe futuro na formação técnica profissional” comemora.

A pró-reitora da UFRRJ destacou a importância do Pronatec para o Brasil: “É preciso haver ensino básico, de formação geral, técnica, superior, científica, ou seja, a educação deve ser vista de maneira compreensiva. É preciso haver uma formação básica para dar alicerce cultural, educacional e político para a população, e é preciso profissionalizar as pessoas para que elas possam participar da vida econômica e social do país”, ressaltou.

O programa
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, em parceria com os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação de sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

O Pronatec promove cursos de qualificação no mercado de trabalho, principalmente para pessoas de alta vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo prioritário retirar essas pessoas da linha da pobreza, oferecendo-lhes conhecimento e oportunidades para crescimento pessoal, profissional e financeiro, além de melhorar a qualidade do ensino médio, expandindo, interiorizando e democratizando a oferta de cursos de educação profissional e técnica e de formação inicial continuada. Os interessados em participar do programa devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social de Direitos Humanos, e Secretaria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Seropédica. ou no Site do Pronatec.

DSC_0020DSC_0018DSC_0038DSC_0046DSC_0058DSC_0066DSC_0075DSC_0057 DSC_0059DSC_0026DSC_0076