Está sendo criada em Seropédica a Brigada Florestal Ambiental, entidade filantrópica que tem por finalidade de capacitar e atuar para o combate e prevenção de incêndios, primeiros socorros, enchentes, preservação de rios, matas e florestas, que atuara também nas áreas da saúde. 

O Clube Seropédica cedeu o espaço para que os novos brigadistas fizessem seu treinamento. O Coordenador de Operações da Brigada, Paulo Roberto de Souza Santos, disse ao Seropédica Online que: “Estamos fazendo treinamento do pessoal que possa atender as demandas em várias áreas, principalmente no que tange ao meio ambiente. O nosso carro chefe é dar combate aos incêndios nas matas para evitar uma degradação do ambiente. O treinamento é feito por Bombeiros Militares, que estão engajados também na defesa do meio ambiente, como todo” 

“Apesar de existirem diversos agentes de destruição da vegetação, como as intempéries climáticas, e o ataque de pragas e doenças, o principal causador dessa destruição tem sido a ação do homem no meio ambiente. Dentre essas ações, o fogo é, provavelmente, a principal causa de destruição da vegetação e, dependendo da sua intensidade, a vegetação pode ser destruída totalmente ou ficar prejudicada em seu crescimento e em outras características Silvipastoril*, exterminando a flora e a fauna. Estamos aqui para ajudar o município, e para isso precisamos de pessoas treinadas e capazes”. Destaca Paulo Roberto

* (Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada)