Foi realizado nesta quarta-feira (26), no Plenário da Secretaria de Educação de Seropédica, Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde, para discutir sobre a Vigilância em Saúde da cidade, e escolher os oito Delegados que vão representar o município na Conferência Regional, que vai acontecer no dia 10 de agosto, no Município de Belford Roxo.

A mesa foi composta pelo Secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr. Ângelo d’Alessandro Emerick, pela Subsecretária de Saúde, Sra. Sirlei Tagiba, pelo Vice-prefeito de Seropédica, Amaurildo Soares, e o Presidente do Conselho de Saúde, Miguel Jorge Gomes de Oliveira, onde falaram da importância do Conselho da Saúde para o município. 

A reunião teve início com a capacitação do funcionamento da Vigilância da Saúde, apresentado pela Coordenadora do Centro e Apoio e Gestão da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Governo do Estado, Sra. Rosemary Mendes Rocha, onde ela fala que hoje é uma etapa preparatória para Conferencia regional de Saúde. Rosemary faz esclarecimentos sobre a Vigilância Epidemiológica e Ambiental, dando como exemplo a Dengue, Febre Amarela, Tuberculose entre outros, que ainda está dizimando muitas pessoas por falta de um trabalho correto na prevenção. 

“A Vigilância Epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” Destaca Rosemary.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Miguel Jorge Gomes de Oliveira esclareceu que esta reunião é ampliada para discussão sobre vigilância de saúde, (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância na Saúde do Trabalhador). Estaremos também tirando uma proposta a nível municipal, regional e estadual, para levarmos para Conferência Nacional. 

Foram escolhidos os Delegados:

Gestores: Sirlei Tagiba e Daniela Zanoni Bausen

Profissionais de Saúde: Marcia Cristina Carvalhosa dos Santos e Bruna Braga Koz Law Sky

Usuários: José Azevedo dos Santos, Marcia Menezes da Silva, Solange Amaral Galvão, Michele Guimarães Vieira

Técnicos: Irinéia Sant’anna Rosa, André Luiz Machado Costa, Aidê Maria da Silva Leal, Adilson Braga dos Santos, Roberto Paulo Bento Nunes

Estiveram presentes também os representantes do Conselho de Saúde do Município de Duque de Caxias, e o Vereador de Seropédica Anderson do Gás.

Conselheiros Eleitos para Conferência Regional

 

 

Faça o seu comentário