O Projeto de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mario Xavier foi criado para aproximar os moradores do município ao Horto Florestal de Seropédica, com a finalidade promover atividades conjuntas com a população. O objetivo final é incentivar o uso da Floresta de maneira sustentável e consciente.

Semanalmente alunos das escolas do município e escolas do estado fazem visitas guiadas pelas professoras e alunos da UFRRJ, com apoio dos funcionários da Flona Mario Xavier. Foram criadas trilhas por onde os alunos recebem aulas de meio ambiente e sustentabilidade.

A Empresa de ônibus Real Rio oferece gratuitamente o transporte para os alunos, buscando na escola e após as aulas retornam com os alunos. A Flona MX diferente de muitas unidades de conservação é uma floresta que foi plantada, sendo menos de 20% das espécies nativas da Mata Atlântica, porém a importância dessa área verde não deve ser descartada por isso, já que se formou uma floresta secundária a qual abriga uma rica biodiversidade, entre elas espécies endêmicas.

“Embaixo das arvores se torna uma sala de aula, os alunos andam pela trilha onde conhecem vários espécimes da flora e da fauna. As plantas, o tipo de solo, faz parte do aprendizado, com isso se cria interesse na preservação ambiental com os participantes. Sempre surgem perguntas pertinentes e inusitadas feitas pelos alunos.

Os universitários acompanhados pela professora Dra. Karina Bueno Vargas, criadora do projeto, explicam cada ponto de interesse da trilha, atuando como monitores da trilha, fato que possui extrema relevância para a capacitação profissional dos acadêmicos, já que muitos serão futuros professores.

Segundo a professora, os roteiros biogeográficos produzidos para as trilhas contribuem para o reconhecimento das dinâmicas ambientais em áreas de floresta, além de curiosidades da flora e da fauna, afim de despertar o interesse dos alunos para as áreas ambientais e incentiva-los a protegerem o meio ambiente.

 

 

 

Faça o seu comentário