Dando continuidade a operação Rota Segura, a Polícia Rodoviária Federal tem constantemente fazendo Blitz em Seropédica. O objetivo deste evento é otimizar esforços para reduzir a violência do trânsito, reduzindo acidentes, principalmente, os relacionados ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, falta do uso do cinto de segurança, além daquelas envolvendo motocicletas ou ciclomotores, historicamente conhecido pelos índices elevados de letalidade (morte).

O índice de letalidade nos municípios da Baixada Fluminense é alto, raro o acidente de motocicleta que o condutor tem poucos arranhões, normalmente perde algum membro do corpo ou as vezes vão a óbito. Vários motociclistas cismam de andar sem capacete, outros correm muito em local de baixa velocidade, ou cortam veículos em locais proibidos. Mas a maioria dos casos são motociclistas sem habilitação, ou as motocicletas são de procedência duvidosa ou não tem documentos.

Esta é uma operação que ocorre com frequência em Seropédica, tanto na Estrada Rio São Paulo, ou Rodovia Presidente Dutra e no Arco Metropolitano; “Apesar deste nosso serviço ainda há muito trabalho a ser realizado em sensibilizar os motoristas quanto à responsabilidade na condução veicular. Desta forma, a PRF promoverá reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo, principalmente, nos locais e horários de maior incidência de mortes e de feridos no município” destaca o Policial.

A PRF, ainda, lembra aos condutores que levem consigo os documentos de porte obrigatório e alerta sobre os cuidados referentes à manutenção periódica nos veículos, como verificação da rodagem dos pneus, óleo, água do radiador, luzes de posição/direção, pneu reserva, extintor, entre outros itens obrigatórios a fim de proporcionar mais segurança e fluidez do trânsito.

Além disso, ao dirigir sob chuva, a PRF recomenda aos motoristas reduzir a velocidade, aumentar a distância entre os veículos, ligar os faróis baixos e, caso necessite parar por visibilidade comprometida, procurar, se possível, um local seguro como postos de abastecimento ou estabelecimentos comerciais fora da via.