Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Equipes da Defesa Civil do Município de Seropédica trabalham intensamente nesta semana para realizar a poda de árvores situadas próximo a vias públicas, em cima de área residenciais das principais vias da cidade. Neste momento, o serviço está concentrado na Estrada Rio São Paulo no Bairro Campo Lindo ao lado do prédio da Delegacia Legal.

A intenção do poder público municipal é manter as vias limpas e seguras para o tráfego, tanto de pedestres, quanto de motoristas. “Com a poda adequada, vamos melhorar a visibilidade nas ruas, além de embelezar ainda mais a cidade”, explica o Subsecretario de Defesa Civil. Major Bombeiro Aguinaldo Serbino.

Paralelo ao trabalho de poda, outra ação desenvolvida é a retirada de árvores danificadas, com a vida comprometida ou que estão em locais inadequados, próximos a cruzamentos, encobrindo as sinalizações de trânsito.  Além disso, a Secretaria de Ambiente e Agronegócios estão fazendo plantio de cerca de 1000 mudas, plantadas em locais pré-definidos com apoio dos alunos do CTUR e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Técnicos da Secretaria de Ambiente dão aula para os alunos da rede municipal de ensino com apoio da Embrapa Agrobiologia.

Os alunos da rede municipal aprendem que as árvores desempenham um papel vital nas populações rurais e urbanas. As árvores são necessárias para enriquecer e ancorar o solo, para maximizar o abastecimento de água, para embelezar e humanizar vilas e áreas urbanas e fornecer sombra e abrigo. As árvores são também fundamentais para a preservação da biodiversidade. Produtos e serviços oriundos das árvores, incluem alimentos, madeira, fibras, medicamentos e energia. O impacto do plantio de árvores é uma das formas de compensar as emissões de carbono.

DSC_0001DSC_0005DSC_0006DSC_0008DSC_0009DSC_0011DSC_0017DSC_0018DSC_0031

 

 

 

Faça o seu comentário