A Prefeitura de Seropédica através das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira (21), a construção da Ciclovia que irá ligar o Centro do município ao Km 40.

A obra será feita em três etapas, a primeira etapa vai ligar a Maternidade ao Posto de Gasolina no Bairro Ecologia. A segunda etapa vai ligar a Maternidade ao Km 40. A terceira etapa vai ligar o Centro de Seropédica as outras duas etapas no Bairro Campo Lindo. A ultima etapa vai depender da colocação do Viaduto encima da Linha Férrea.

A importância da Ciclovia é um tema cada vez mais importante para Seropédica, pois a utilização de bicicletas é enxergada como uma das soluções para o transporte urbano, sem perder a praticidade no cotidiano.

Vários são os benefícios da Ciclovia

A Ciclovia encoraja o ciclismo como um meio de transporte, é essencial para fazer ligação entre os bairros do município e para diminuir o risco de acidentes na Estrada Rio São Paulo.

A existência dela lembra aos motoristas que ciclistas também são usuários das ruas. Essa é parte essencial da importância da Ciclovia: Se uma das soluções para o transporte urbano é aumentar o uso das bicicletas como meio de transporte, é importante oferecer segurança para os ciclistas e a construção desta ciclovia é uma das principais soluções.

A Ciclovia cria um trânsito mais fluido, diminuindo a incidência de acidentes em função da disputa entre carros, motos e bicicletas pela via.

A Ciclovia para ciclistas e permite que eles se transportem em sua própria velocidade, sem a pressão de acompanhar o tráfego. Esta é outra importância da ciclovia, sendo um fator de segurança essencial.

A Ciclovia auxilia, também, que o ritmo dos carros não diminua em função da presença de bicicletas nas faixas.

 

 

Faça o seu comentário