Durante toda semana várias programações vêm ocorrendo em homenagem às Mulheres

 Embora o Dia Internacional da Mulher seja comemorado em 08 de março, em Seropédica está ocorrendo, desde segunda-feira (07), a Semana da Mulher. Diversas programações e confraternizações direcionadas ao sexo feminino estão ocorrendo em diversos setores da administração municipal, e se encerram nessa sexta-feira (11) na II Feira de Artesanato Amora de Seropédica, que acontecerá na Praça Nildo Romano (Km 49), no centro da cidade.

No dia 07 de março a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), por meio da subsecretaria de Cultura, promoveu no Centro Cultural de Seropédica (CCS) uma ampla programação inspirada na temática feminina. Com texto da subsecretária Nádia Alvarez e de Wellton da Silva, foi realizada uma leitura dramatizada em homenagem aos 110 anos da artista “Frida Kahlo, realizada pela Companhia de Teatro de Seropédica (CTS), além de diversas oficinas, apresentações musicais e esquetes, que trataram de assuntos como a violência de gênero, opressão e políticas públicas para as mulheres.

Além da SMECE, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) também realizou, em diversas repartições, algumas confraternizações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fazenda Caxias, por exemplo, realizou um café da manhã para todas as mulheres que compareceram à unidade durante o dia 08 de março, e também para as próprias profissionais da UBS.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) vêm realizando, através do Núcleo Integrado de Assistência à Mulher (NIAM), diversas palestras com temas como a ‘Violência contra a mulher’ e ‘Desigualdade entre gêneros’, entre outras, que são ministradas pela Assistente Social Jéssica Gregório e pela Psicóloga Gabriela França, ambas funcionárias da SMASDH.

Encerrando a Semana da Mulher em Seropédica, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SEROTRAB) promoverá nesta sexta-feira (11), durante a abertura da II Feira de Artesanato Amora de Seropédica, na Praça Nildo Romano (Km 49), no centro da cidade, uma programação que também homenageará o público feminino.

As ações conjuntas foram idealizadas pelo prefeito Alcir Martinazzo e coordenadas pelas secretárias de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, e de Assistência Social e Direitos Humanos Neuza Cezário, e também pelos secretários de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, e de Trabalho e Emprego, Marquinho Seropédica.

As mulheres têm fortalecido a importância da presença feminina nas mais importantes áreas e instituições da sociedade, por isso, consideramos mais justo dedicar uma semana inteira de homenagens a elas, que será encerrada na Feira de Artesanato dessa sexta-feira (11). Diversos setores da administração pública municipal contaram com diferentes programações que homenagearam as conquistas femininas, além de relembrarem e fortalecerem as lutas das mulheres por direitos que ainda não foram reconhecidos, mas que certamente serão conquistados”, comemora o prefeito Martinazzo.

_JCP1327FRIDAcafé