Hoje as Igrejas Católicas anteciparam O Dia da Bíblia, que é comemorado anualmente dia 30 de setembro. Esta data, religiosa, consiste em estimular uma reflexão a nós católicos para que possamos estudar mais constantemente a “Palavra de Deus” presente na Bíblia.

Em sua Homilia o Padre Paulo Sergio fala sobre o Rico e o Pobre baseado na Parábola de Lazaro:

“Certo dia Jesus contou uma parábola sobre um homem muito rico e um mendigo chamado Lázaro. O homem rico vivia no esplendor, vestindo as melhores roupas, mas Lázaro vivia na miséria, com fome e cheio de feridas. Lázaro ficava à porta da casa do rico, esperando ansiosamente por migalhas. O homem rico gastava seu dinheiro com festas e orgias, enquanto Lazaro, cheio de feridas que era lambido pelos cachorros, aguardava as migalhas que sobrava para se alimentar”

“Chegou o tempo em que o rico e Lázaro morreram. Lázaro foi para o Céu, junto de Abraão, mas o rico foi para o inferno, onde era atormentado. De lá, o rico viu Lázaro junto de Abraão e pediu que Abraão mandasse Lázaro lhe dar um pingo de água, para aliviar seu sofrimento. Abraão respondeu ao rico que isso não era possível, porque havia um abismo impossível de atravessar entre eles. As posições do rico e de Lázaro se tinham invertido e não havia nada que pudesse ser feito. Então o rico pediu para enviar Lázaro aos seus irmãos, que ainda estavam vivos, para os avisar sobre o inferno. Mas Abraão respondeu que já tinham as Escrituras para os ensinar. Se eles não davam importância às Escrituras, também não iriam ser convencidos se alguém ressuscitasse dos mortos!”

A parábola do rico e Lázaro mostra como as decisões que tomamos em vida nos afetam depois da morte.

O rico teve muitas vantagens durante sua vida, mas parece que ele ignorou o mais importante: a palavra de Deus. Por outro lado, o mendigo Lázaro sofreu muito durante sua vida, mas recebeu consolação na eternidade, porque era filho de Deus.

O Padre Paulo Sergio concluiu falando que muitas pessoas gastam 4 a 5 mil reais em whisky numa noitada, enquanto muitos trabalhadores ganham por mês, somente o salário mínimo para manter a família. A pobreza aumenta cada vez mais no mundo. Enquanto uns tem muito dinheiro, outros vivem na miséria.

A Bíblia faz um alerta sobre isso, enquanto uns esbanjam dinheiro com coisas supérfluas, outros passam fome.

 

Faça o seu comentário