Foi celebrada neste sábado (8), Santa Missa e Procissão em comemoração ao Dia da Imaculada Conceição no Bairro Jardim Maracanã em Seropédica, pelo Pároco Paulo Sergio.

Em sua homilia o Padre Paulo fala que neste começo do Advento a Igreja Católica celebra a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. É um privilégio singular que lhe foi concedido em atenção a ter sido escolhida para Mãe do Redentor. Depois da queda dos nossos primeiros pais Deus promete-nos um Salvador que será filho de Maria Imaculada.

Na verdade, foi no dia 8 de dezembro de 1854 que o Papa Pio IX proclamou este Dogma, dizendo: “Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que afirma que a bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro momento da sua concepção, por graça de Deus, foi preservada imune de toda a mácula do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e que assim deve ser acreditada firmemente”.

O Padre Paulo fala ainda: “A primeira leitura mostra, (recorrendo à história mítica de Adão e Eva) o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de autossuficiência. Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte. O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo”.

Dando continuidade à homilia o Padre Paulo fala que a Igreja Católica do Bairro Jardim Maracanã foi construída em 1817. “Foi erguido no Povoado de Bananal, hoje Jardim Maracanã, uma Capela em Homenagem a Imaculada Conceição, provavelmente uma homenagem a Dom João VI, já que era sua santa de devoção. O terreno para construção da Igreja Imaculada Conceição, foi doado por Francisco do Amor Divino e Maria Rosa do Nascimento Pereira de Souza, este casal ainda doou a área onde estão localizados o Cemitério e o logradouro público”.

O Padre Paulo Sergio fala que da Igreja Original só restava a Sacristia onde era realizada as Missas. O Padre fez um agradecimento especial as pessoas que fizeram reforma e ampliação da atual Igreja Imaculada que acabou de ser reformada no mês passado. “Eu estava angustiado com isso, porque a Igrejinha era muito pequena para celebração de Missas. Então procurei o Engenheiro Civil Fernando Rodrigues Preto Junior, que analisou a obra antiga, vendo a possibilidade de ampliação sem precisar derrubar a parte antiga”. O Padre Paulo falou várias vezes que ali foi realizado um milagre. Com ajuda de algumas pessoas conseguimos ampliar e reformar a antiga Igreja, agradeço também ao Antônio Carlos Pereira Junior, o Pedreiro Marcio José da Costa. 

O Padre Paulo conta que em 1960, o Padre João foi transferido para o Jardim Maracanã, e que a Igreja antiga era só ruinas, só tinha sobrado a sacristia. Então o Padre João para atender a comunidade fez da sacristia uma igrejinha. 

Logo a seguir foi realizado a Coroação de Nossa Senhora Imaculada Conceição, uma homenagem muito emocionante e bonita de se ver. O Seropédica Online parabeniza o lindo trabalho realizado com amor e carinho a nossa Mãezinha do Céu, parabeniza também o Ministério de Música, muito organizado e afinado.

Faça o seu comentário