Neste último domingo 25, um grupo formado professores, ambientalistas, amantes da natureza realizaram o primeiro Vem Passarinhar na Apa do Guandu em Paracambi.

Este tipo de atividade ecológica tem formado grupos que saiam por aí observando o céu em busca de pássaros. Isso tornou-se uma atividade extremamente prazerosa e vem atraindo pessoas de várias idades. Os adeptos se rendem a horas de caminhadas em silêncio nas matas, com seus ouvidos aguçados e com suas poderosas câmeras e lentes que captam flagrantes espetaculares.

O resultado disso não poderia ser outro, senão fotos que revelam as incríveis combinações de cores e matizes das aves que nos asseguram terem sido pintadas a mão pelo grande Criador do Universo e ainda revelam os hábitos e trejeitos de várias espécies do bioma local, além de estimular uma maior integração do grupo com a natureza, respeitando o cotidiano da mata.

O Vem Passarinhar do RJ é um programa pioneiro que tem por objetivo estimular atividade de observação de aves nas unidades de Conservação Ambiental, reconhecido pelo Instituto Estadual do Ambiente, INEA. 

A Professora Janaína Vettorazzigestora Ambiental na Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu, APA GDU/INEA/SEA, esteve presente no Vem Passarinhar e disse: “Tivemos o privilégio de termos sidos guiados pelo Tecnólogo ambiental, fotografo profissional, Sr. Dinho, profundo conhecedor das Aves e a fauna local (Bairro São José – área de amortecimento do Parque municipal do Curió – Paracambi). Esse passeio foi inesquecível, um belo lugar para quem ama a natureza” destaca Janaina. 

 

Faça o seu comentário