Moradores viram agricultores e criam horta comunitária no Bairro Ecologia em Seropédica. O projeto desta horta traz saúde e integração para moradores do bairro.

Como forma de cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade, moradores de Seropédica criaram uma horta comunitária em um terreno baldio próximo a Embrapa. Agora, a Rua Iba no Ecologia conta com uma centena de mudas de 50 espécies diferentes entre verduras, legumes e ervas medicinais para as pessoas se servirem, além de um espaço de convivência que em breve será criado na comunidade.

O morador Ricardo Rossetto fala ao Seropédica Online que aquele terreno baldio tinha muito lixo e entulhos e o mato era muito alto e queimação a fumaça entrava nas nossas casas. Por ser um lugar ermo e escuro em vez em quando havia assaltos no local. “A Associação de Moradores do Bairro Ecologia (EMBE) fez uma reunião com os moradores, e surgiu a ideia de criarmos uma Horta Comunitária. Iniciamos fazendo limpeza na área, e criarmos os canteiros, hoje colhemos tudo fresco e sem agrotóxicos” comemora Ricardo.

A moradora Silvana do Carmo Castelo Branco, disse que foi criado dois canteiros só com ervas medicinais, muitas pessoas vem de longe para pegar estas ervas para uso medicinal alternativo. “Temos aqui, Babosa, Erva doce, saião, Santa Maria, capim limão, manjericão, alfavaca, três tipos de Boldo, entre outras ervas” destaca Silvana.

Ricardo fala que as pessoas pedem para colher tomate, pimentão, couve, então ele diz: “Pode pegar e aproveite tire alguns capins ao redor de onde você colher”. Ricardo comenta ainda que tem um espaço reservado para ser construído um mine parquinho para as crianças, com balanço, gangorra entre outros brinquedos, e para os adultos serão construídos algumas mesas de concreto para jogarem baralho entre outros passatempos” comenta Ricardo.

 

 

Faça o seu comentário