A Cedae, concessionária responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário do Rio, irá fazer nesta quinta-feira (09) a manutenção preventiva anual na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu.

Segundo informou a empresa, a intervenção é parte do planejamento operacional da companhia, para preparar as principais estações para o verão, período do ano em que há maior consumo de água. Os serviços terão a duração de 24 horas, com início programado para as 6h de quinta e conclusão prevista para as 6 h do dia seguinte.

Técnicos da companhia farão uma vistoria nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento, além de adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho vai envolver cerca de 600 pessoas em vários pontos do Rio.

Os municípios atendidos pela Estação Guandu são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo.

Companhia orienta uso consciente

Donos de imóveis que tenham sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não deverão ter problemas de abastecimento, segundo a Cedae. Para isso, a concessionária sugere reprogramar atividades que demandem grande consumo e utilizar água de forma equilibrada: não lavar carros, não encher piscinas, evitar lavar roupas, não regar jardins e diminuir o tempo no banho, por exemplo.