Iniciativa reconhece práticas de negócios sustentáveis adotadas por empresas no estado do Rio

Baixada Fluminense, 23 de fevereiro de 2018

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental, que reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro podem se inscrever em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Gases de Efeito Estuda (GEEs) e Eficiência Energética; e Relação com Públicos de Interesse.

A iniciativa destaca o empenho do setor empresarial no aprimoramento de processos produtivos, na implantação de ações socioambientais e em medidas que vão além das obrigações legais. Exemplos disso são projetos de produção de água de reuso, ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, logística reversa, programas de educação ambiental, entre outros. Nas edições anteriores, a iniciativa premiou 32 empresas.

As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail[email protected].

Braskem Duque de Caxias

Na edição de 2016, a Braskem, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi destaque na categoria Gestão de GEE e Eficiência Energética e recebeu menção honrosa no Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental. A petroquímica foi reconhecida por um projeto de redução das emissões de COprovenientes da queima de propeno em flare e, consequentemente, a redução do impacto ambiental gerado por estas emissões. Com isso, as unidades da empresa no Rio de Janeiro reduziram, entre outros gases, em 47% a intensidade de suas emissões de CO2 e 44% da perda de propeno.

Rone Amaral, químico de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Braskem, explicou que “a empresa é comprometida em atuar de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável,sempre em busca de soluções para melhorar seus processos operacionais. A Braskem busca otimizar o consumo de energia em suas atividades e reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Além disso, a petroquímica está envolvida em toda a cadeia, como os plásticos pós-consumo em diversos investimentos e em diferentes locais do Brasil, e em projetos de reciclagem de plásticos, com geração de renda para trabalhadores da reciclagem e aumento do volume de plásticos reciclados”, disse.

 

 

Faça o seu comentário