No final da Santa Missa da Terceira Semana da Quaresma realizada pelo Padre Paulo Sergio, foi comemorado o Aniversário de 101 anos de Matilde Gomes de Oliveira.

Em sua Homilia o Padre Paulo Sergio fala que a Água é a Fonte da Vida, um Poço de Água Viva para Saciar nossa sede. A liturgia de hoje nos convida a fazer uma avaliação do caminho quaresmal realizado até aqui.

Naquele tempo: Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar,
perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era ali que ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço por volta do meio-dia.
Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: ‘Dá-me de beber.
A mulher samaritana disse então a Jesus: ‘Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber
a mim, que sou uma mulher samaritana?’

O Padre Paulo fala que: “Hoje, somos nós o povo de Deus em caminho. Somos também tentados a saciar a sede sem enfrentar o caminho da verdadeira liberdade. Com a Samaritana do evangelho, Jesus nos convida a fazer uma parada de reflexão profunda para descobrirmos nossas sedes existenciais. Diante da crise de sentido presente em nossa sociedade, é preciso fazer a experiência do amor total de Deus, manifestado em Cristo. Ele morreu por nós quando éramos pecadores, afirma São Paulo. Hoje, ele continua a nos saciar para lembrar-nos que já somos novas criaturas em seu amor”.

“Somente após a escuta atenta, a Samaritana foi capaz de tornar-se fonte de água viva também para seus concidadãos. Ela deixa o balde (seus antigos projetos e objetivos) e se lança toda inteira no anúncio daquele que deu total sentido a sua vida. Que este tempo forte de oração nos ajude a revitalizar nosso encontro pessoal com Cristo. Quando formos capazes de ouvir sua voz em meio às provações, encontraremos força para superar os obstáculos, que nos impedem de anunciá-lo com todo o nosso ser”.

O Padre Paulo Sergio também lembrou da Campanha da Fraternidade, onde a Irma Dulce se tornou também uma fonte de Água Viva. O Padre explica que a mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”. A Campanha cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Irmã Dulce, que foi canonizada em outubro 2019.

No final da Missa foi cantado Parabéns para Matilde e servido um delicioso bolo oferecido pela suas filhas. Matilde nasceu em 14 de março de 1919 em Martins, Rio Grande do Norte, veio para Seropédica em 1998, e desde esse período assiste a Santa Missa na Comunidade do Cruzeiro no bairro Ecologia.

 

 

Faça o seu comentário