Idosa de 101 anos comemora seu aniversário em Missa na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica
15 de março de 2020

No final da Santa Missa da Terceira Semana da Quaresma realizada pelo Padre Paulo Sergio, foi comemorado o Aniversário de 101 anos de Matilde Gomes de Oliveira.

Em sua Homilia o Padre Paulo Sergio fala que a Água é a Fonte da Vida, um Poço de Água Viva para Saciar nossa sede. A liturgia de hoje nos convida a fazer uma avaliação do caminho quaresmal realizado até aqui.

Naquele tempo: Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar,
perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era ali que ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço por volta do meio-dia.
Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: ‘Dá-me de beber.
A mulher samaritana disse então a Jesus: ‘Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber
a mim, que sou uma mulher samaritana?’

O Padre Paulo fala que: “Hoje, somos nós o povo de Deus em caminho. Somos também tentados a saciar a sede sem enfrentar o caminho da verdadeira liberdade. Com a Samaritana do evangelho, Jesus nos convida a fazer uma parada de reflexão profunda para descobrirmos nossas sedes existenciais. Diante da crise de sentido presente em nossa sociedade, é preciso fazer a experiência do amor total de Deus, manifestado em Cristo. Ele morreu por nós quando éramos pecadores, afirma São Paulo. Hoje, ele continua a nos saciar para lembrar-nos que já somos novas criaturas em seu amor”.

“Somente após a escuta atenta, a Samaritana foi capaz de tornar-se fonte de água viva também para seus concidadãos. Ela deixa o balde (seus antigos projetos e objetivos) e se lança toda inteira no anúncio daquele que deu total sentido a sua vida. Que este tempo forte de oração nos ajude a revitalizar nosso encontro pessoal com Cristo. Quando formos capazes de ouvir sua voz em meio às provações, encontraremos força para superar os obstáculos, que nos impedem de anunciá-lo com todo o nosso ser”.

O Padre Paulo Sergio também lembrou da Campanha da Fraternidade, onde a Irma Dulce se tornou também uma fonte de Água Viva. O Padre explica que a mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”. A Campanha cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Irmã Dulce, que foi canonizada em outubro 2019.

No final da Missa foi cantado Parabéns para Matilde e servido um delicioso bolo oferecido pela suas filhas. Matilde nasceu em 14 de março de 1919 em Martins, Rio Grande do Norte, veio para Seropédica em 1998, e desde esse período assiste a Santa Missa na Comunidade do Cruzeiro no bairro Ecologia.