sexta-feira, 17 setembro 2021
Hospital Modular é inaugurado em Nova Iguaçu

Hospital Modular é inaugurado em Nova Iguaçu

Unidade foi construída em cerca de um ano

O governador em exercício Cláudio Castro esteve neste sábado (03) na inauguração do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, a nova unidade que irá atender pacientes infectados com Covid-19, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele garantiu o funcionamento total do hospital com 300 leitos, sendo 120 de UTI, em um período de 15 a 20 dias.
 
“Chamar de hospital de campanha ou até mesmo de modular, diminui, muitas vezes a importância e o tamanho de um equipamento como esse. Um hospital de trezentos leitos construído em menos de um ano”, disse.
 
A cerimônia de abertura contou com muitos convidados como vereadores e deputados, formando uma aglomeração no local, o que vai contra o decreto estadual do próprio governador que proíbe qualquer tipo de evento, inclusive oficiais.
 
As obras do Hospital Modular de Nova Iguaçu foram finalizadas no dia 9 de junho de 2020 pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Este é o maior hospital modular da América Latina e foi construído no tempo recorde de 80 dias, com capacidade para atendimentos de média e alta complexidades. A unidade hospitalar tem 11.592,44 m2 e estrutura similar aos hospitais de grande porte do estado do Rio.

A unidade conta ainda com refeitório, área de diagnósticos, necrotério, estação de tratamento de esgoto, central de gases medicinais, subestação de energia e infraestrutura do entorno para chegada, por exemplo, de ambulâncias. Há ainda um sistema de filtragem de água para hemodiálise.

O custo contratual foi de R$ 62 milhões. Cláudio Castro também agradeceu ao Governo Federal pelo uso do terreno para a construção da unidade.

 
O DIA