Com o objetivo de ampliar a oferta de políticas de trabalho, emprego e geração de renda, o Governador em exercício Cláudio Castro e o Prefeito de Seropédica Professor Lucas inauguraram, nesta sexta-feira (05), a primeira Casa do Trabalhador na Baixada Fluminense. A iniciativa da Secretaria de Trabalho vai oferecer cursos de qualificação para a população por meio de parcerias com instituições locais. A unidade de Seropédica deve realizar, em média, 400 atendimentos por dia.

Na inauguração o Governador disse:  “A Casa do Trabalhador não pode funcionar sozinha, ela precisa estar totalmente integrada: com o Sine, Faetec, a prefeitura de Seropédica e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O trabalho e o emprego são uma somas de coisas. É preciso qualificar os nossos profissionais”. ressaltou o governador em exercício Cláudio Castro.

Através da habilidade política do Prefeito de Seropédica, Professor Lucas, diversas ações em parceria com o Governo do Estado já estão sendo articuladas com o Governador Cláudio Castro, em apenas 65 dias de Governo vários projetos foram conquistados.
 
“A unidade vai funcionar em parceira com a Faetec e o Sine, criando um Centro Vocacional Tecnológico visando o oferecimento de cursos, palestras e oficinas focados nas vagas oferecidas pela Carga”. Enfatiza o Secretário de Trabalho e Renda Nelson Matos.
.
O Prefeito Professor Lucas, afirmou: “É um momento de muita alegria, de mais uma conquista. Quando temos Vereadores comprometidos, Prefeito comprometido, Alerj comprometida, Governador comprometido, todos juntos: as coisas acontecem! Aqui tem sido assim, temos buscado parcerias, e graças a Deus, Seropédica é um Município que tem encontrado parceiros. Conseguimos inclusive acabar com o nosso sofrimento em relação à Estrada RJ-099 (Reta de Piranema). Muita coisa boa está pra vir pra Seropédica”.
 
O Presidente da Alerj, o Deputado Estadual André Ceciliano falou sobre a importância de termos uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais, sobretudo na Baixada, para alavancar economicamente esta região.
 
O Governador do Estado, Cláudio Castro, anunciou planos a serem executados em parceria com a Prefeitura de Seropédica, sobretudo no âmbito da qualificação profissional, geração de empregos e renda através da atração de empresas, além de investimentos em infraestrutura, como a execução de obra de revitalização da Estrada RJ-099 (Reta de Piranema), em parceria com as Prefeituras de Seropédica e Itaguaí.
 
A cerimônia de inauguração também contou com as presenças da Deputada Federal Rosângela Gomes, do Deputado Federal Alexandre Valle, do Deputado Estadual André Corrêa, do Secretário de Estado de Trabalho e Renda Paulo Teixeira, do Presidente da Faetec  João Carrilho, do Prefeito de Itaguaí Rubem Vieira, do Vice-prefeito de Paraty – Izaques Marendaz.
 
Dentre as autoridades executivas do Município de Seropédica, participaram da solenidade a Vice-prefeita Vandréa Furquim, o Procurador-geral do Município Dr.° Luiz Fernando Evangelista, os Secretários Municipais Fábio Mofatti (Governo), Cláudia Ferreira (Administração), Anderson Medeiros (Segurança e Ordem Pública), Alex Vilella (Planejamento, Indústria e Comércio), Alexandre Rafael (Comunicação e Eventos) , com destaque para o Secretário de Trabalho e Renda Nelson Matos que será o responsável por coordenador o trabalho na Casa do Trabalhador.
 
Já as autoridades legislativas municipais presentes foram os seguintes Vereadores: Neizinho, Hugo do Canto, Max Goulart, Marcos Lomeu, Nando Paixão, Wattyla Felipeck, Fernando Bananeiro, Luciana Alves, Bruno do Depósito, e a parlamentar Rose Alves, que foi parabenizada pelo Prefeito Professor Lucas por ter intermediado a vinda da Casa do Trabalhador para Seropédica.
Vereador Neizinho de Seropédica
Por Hudson Glória/Luiz Calderini
Imagens: Ronan Santana