Missa em honra à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, celebrada pelo Pároco Fábio de Melo Gonçalves, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha, em Seropédica. Vejas as fotos:

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida

Diversos milagres cercam a Santa mais brasileira, a Padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida, a mãe de Jesus

A imagem da padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, flores nos cabelos, e broche de três pérolas (Foto: Mario Ângelo / Futura Press)
A imagem da padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, flores nos cabelos, e broche de três pérolas (Foto: Mario Ângelo / Futura Press)

A história de Nossa Senhora de Conceição Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Após várias tentativas de pesca – em vão- , eles colheram separadamente a cabeça e o corpo da estátua de Imaculada da Conceição, mãe de Jesus.

A partir daí, peixes surgiram em abundância. Este foi o primeiro milagre da padroeira do Brasil. Em seguida, o povo nomeou como Aparecida para indicar as circunstâncias misteriosas de seu achado.

Em 1745, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Aparecida foi aberta para visitação. Anos depois, em 1834, construíram uma Igreja maior. Já em 1930, ela a Santa foi proclamada pelo Papa Pio 11 como Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.

A imagem da padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, ores nos cabelos, e broche de três pérolas. Ela foi moldada com argila pelo monge benedito Frei Agostinho de Jesus, com cerca de 4 kg e altura de 40 cm (com a coroa).

Outra graça alcançada foi a de uma mãe e filha que caminhavam às margens do Rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comentou a surpresa com a mãe : “Mãe como é linda esta igreja” Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina passou a enxergar.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Muitos peregrinos chegam a pé, em romaria, para pagar promessas e agradecer as bênçãos. Boa parte deles podiam ser vistos caminhando pela rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Cerca de 3.000 pessoas fazem este caminho nos dias que antecedem a festa de Nossa Senhora Aparecida