Prefeito Professor Lucas estabelece unidade de estudo e enfrentamento dos efeitos das águas pluviais
 
A Prefeitura de Seropédica tem alertado a população sobre a possibilidade de alagamentos devido às chuvas constantes e, como medida preventiva, tem solicitado aos munícipes que não joguem lixo nos canais, valões, valas ou qualquer tipo de corpo hídrico da cidade.
 
Evitar o acúmulo de lixo nesses locais evitará o entupimento desses corpos hídricos, evitando o alagamento de ruas, casas e aparelhos públicos, tendo como consequências positivas, o aumento da segurança nas vias públicas, a diminuição dos prejuízos materiais e a redução de problemas de Saúde decorrentes de alagamentos.
 
Nesta última segunda-feira (04), uma força-tarefa formada pelas Secretarias de Governo; de Obras; de Ambiente e Agronegócios; de Serviços Públicos, Urbanismo e Transporte; e de Saúde e Defesa Civil, acompanhada pela Vice-prefeita de Seropédica – Vandrea Furquim – vistoriou alguns locais no Município aonde o acúmulo de águas pluviais excedeu a normalidade, como a Avenida H e a Rua 24, ambas no bairro Boa Esperança.
 
Na Avenida H, foi realizada a limpeza do canal que corta o bairro, sendo encontrados no interior do fosso, objetos como garrafas, embalagens plásticas, pneus, partes de um fogão, uma cadeira de praia e até mesmo um sofá, artefatos responsáveis pelo entupimento do escoadouro.
 
Já na Rua 24, os Secretários Municipais Fábio Moffati (Governo), Flávia Constantino (Ambiente e Agronegócios) e Patrick Figueira (Serviços Públicos, Urbanismo e Transporte), acompanhados por Leonardo Rosa (Subsecretário de Defesa Civil) e por José Romildo Júnior (Engenheiro Civil/Diretor de Fiscalização da Secretaria de Obras), realizaram uma vistoria técnica para a proposição de ações que visem ampliar e otimizar o escoamento de águas pluviais na localidade, evitando o retorno dessas águas às ruas e residências.
 
“Infelizmente os governos passados não trabalharam da forma correta, por isso, atualmente sofremos as consequências de obras mal realizadas no passado, como por exemplo, a colocação de manilhas com diâmetro insuficiente para o escoamento de água.
Em nosso mandato vamos fazer diferente, posso garantir a população que estamos trabalhando de forma técnica e séria para solucionar definitivamente os problemas de Seropédica em diferentes áreas, inclusive, no que se refere aos alagamentos. Mas, apesar dos estudos e do trabalho que já estamos realizando, também precisamos da colaboração da população: pedimos que evitem jogar lixo nos córregos da cidade, o que facilitará o nosso trabalho diminuindo os riscos de alagamentos e de contágio por doenças”, explicou o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas.
 
Texto: Hudson
Fotos: Seropédica Online