Segundo a Prefeitura, carros poluem o meio ambiente e contribuem para proliferação do aedes aegypti.

m ferro velho foi multado nesta sexta-feira (2) na localidade de Moinho Preto, às margens da BR-040 em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Segundo informações da Prefeitura, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local e autuou o dono do estabelecimento por não respeitar a notificação entregue em janeiro deste ano que exigia a retirada dos veículos abandonados ao longo da pista.

Nesta sexta, os fiscais contabilizaram 12 carcaças de automóveis expostas na via pública. Em fevereiro do ano passado, a prefeitura já havia retirado dois veículos cumprindo uma decisão judicial, além de ter vistoriado o local no último dia 9 de janeiro.

“Desde o ano passado a nossa equipe vem acompanhando de perto esse caso. Após a nossa operação em janeiro desse ano, o dono havia retirado mais de 10 veículos abandonados, além de trator. Mas recebemos novas denúncias que informavam que os carros voltaram a ser abandonados e retornamos para multar o proprietário”, afirma Miguel Fausto, chefe do setor de fiscalização do Meio Ambiente, explicando também os prejuízos causados pelo material abandonado naquela área.

“Essas carcaças abandonadas servem de criadouro do mosquito da dengue e outros vetores, além de contaminar o solo, pois ficou claro que as substâncias químicas, como óleos e graxas, que são proveniente das peças, com o tempo, acabam entrando em contado com o solo. O proprietário, agora multado, terá de proceder com a retirada de todas as carcaças da via pública”, completa Miguel.

No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente atendeu 1.030 casos de crimes ambientais no município, entre casos de supressão de vegetação, poluição de curso hídrico, contaminação de solo, empresas funcionando sem licença ambiental e queimadas. São realizadas operações semanais com o objetivo de reduzir os casos.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633.