A Feira Livre do Km 40 foi criada em 2 de dezembro de 2018, pelo projeto do Vereador Nando Paixão.

Incialmente a Feira Livre começou com cerca de 70 feirantes, e sendo coordenado por Ana Gomes (in memorian) Sandro Oliveira e Ana Cristina. Com a criação da feira, muitas pessoas que tinha uma pequena Horta Familiar em sua residência, passaram a vender seus produtos sem custo e nem atravessadores diretamente na feira.

Atualmente são 128 Feirantes que fazem parte da Família da Feira Livre do Km 40, gerando emprego e renda. Desta forma o dinheiro passou a circular mais no município, criando empregos no comercio local. 

Este ano a Feira ficou parada do dia 5 de abril a 7 de junho, para evitar aglomeração e a transmissão do coronavírus. Neste período a Coordenadora Ana Cristina conseguiu inscrever mais pessoas para fazer parte da Feira Livre, e hoje a ela funciona junto com a Feira do Artesanato. 

A ideia está funcionando tão bem, que moradores dos munícipios vizinhos vem fazer suas compras em Seropédica. Brevemente a feira vai contar com uma área de Gastronomia Nordestina, e Forró ao vivo, fazendo desta feira um local para Turismo. 

O Projeto do Vereador Nando Paixão não para por ai, a intenção e fazer a Feira Itinerante por todos os Bairros do município, assim os moradores de Seropédica poderão comprar produtos hortifrúti granjeiro, sem agrotóxicos e com preços mais módicos, conseguindo com isso escoar todos produtos dos feirantes. 

A Feira Livre funciona na Rua Rita Batista, no km 40 da antiga Estrada Rio São Paulo, de 7:00 as 16: horas.