A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes e a UFRRJ, fizeram palestra para os alunos das E. M. Luiz Leite de Brito e E. M. Ydérzio Luiz Vianna, sobre Meio Ambiente, na semana que se comemora o Dia da Arvore.

Os alunos assistiram palestra proferida pelo engenheiro florestal João Paulo da Silva Ramos (UFRRJ), intitulada “Programa Socioambiental e Adequação Ecológica no Complexo Naval Guandú do Sapê”.

Direcionada ao público do quarto e quinto anos, o engenheiro João Paulo fez um breve relato de sua atuação profissional no complexo militar, dando ênfase à importância das árvores e o incentivo ao cuidado das mesmas que estão inseridos neste programa.

O Programa Socioambiental e Adequação Ecológica no Complexo Naval Guandu do Sapê é resultado do acordo de cooperação técnica com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, representado pelo Centro do Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.

Portanto, a palestra visa relatar a experiência do monitoramento da água e solo do entorno do Rio Guandu do Sapê, bem como os indicadores ambientais obtidos com a restauração da vegetação ciliar, assim como de área degradadas e do papel crucial das árvores neste processo.

Ao final da palestra os alunos receberam cartilhas e assistiram sessões de vídeo da EMBRAPA Agrobiologia, instituição parceira das ações ambientais no nosso município. A data de hoje marca o início de ações ambientais continuadas previstas e já agendadas para acontecerem até o mês de novembro, onde serão utilizados os materiais doados pela EMBRAPA como apoio didático.

Estiveram presentes o vice prefeito Amaurildo Soares o Vereador Bruno do Depósito, e os técnicos da Secretaria de Ambiente Nádia Amaral, bióloga e Hugo Bertoloto coordenador de educação ambiental, além de representantes da SMECE que acompanharam o trabalho realizado.

As comemorações pelo Dia da Árvore não se encerram hoje, está confirmado para domingo 24 de setembro um dia de ação de conscientização na praça central de Seropédica, em frente a CAIXA Econômica, o evento terá início às 7:00hs da manhã e acontecerá em parceria com a empresa Flora Júnior, situada na UFRRJ.

No evento a Secretaria de Ambiente estará doando mudas, entregando panfletos informativos sobre o manejo adequado e plantio e realizando cadastros dos receptores. A ação acontecerá em parceria com a empresa Flora Júnior, composta em sua maioria por engenheiros florestais, apresentará oficinas de manejo, coleções de sementes e um espaço infantil para pintura desenhos e fotografias. O evento tem previsão de término para as 14hs.

 

Faça o seu comentário