A Engenheira Agrônoma Celma Domingos de Azevedo da PESAGRO – RIO / CEPAO, Seropédica, proferiu palestra sobre ” Identificação e Formas de Utilização de Plantas Medicinais Orgânicas “, para o Núcleo da Terceira Idade da Praia do Saco, a convite da Secretaria Municipal Adjunta do Meio Ambiente de Mangaratiba, Verônica Matos. Este trabalho foi realizado em duas etapas, 12 de julho em Muriqui e dia 20 de julho na Praia do Saco.

No evento foi apresentado uma introdução sobre fitoterapia incidindo sobre sua utilização racional, medicina convencional, medicina natural, plantas medicinais reconhecidas cientificamente, plantas contraindicadas.

Além da teoria, também se explicou sobre os processos de coleta, secagem, preparo, sejam eles para chás bem como suas dosagens de forma mais explicativa e com uma didática de mais fácil entendimento para os idosos.

“Atualmente todos nós gostaríamos de evitar o mundo agitado em que vivemos e que produz efeitos danosos a nossa saúde. E por isso temos saudade do tempo de nossos avós que nos tratavam com chás de ervas colhidas no fundo do quintal.  Isso ainda é possível. Basta querer e resgatar o saber de nossos antepassados que sabiam em profundidade o segredo do uso correto das plantas medicinais” destaca a Engenheira Celma.

No final da Palestra foi distribuído mudas de Plantas Medicinais para todos os idosos, e orientado que sempre procure um medico, evitando se auto medicar.

Faça o seu comentário