Encontro no Rio debate poluição ambiental
2 de julho de 2017

Workshop internacional na UFRJ apresenta pesquisas sobre ameaças a diversos ecossistemas

A poluição atmosférica, os riscos à segurança alimentar e a ameaça representada pelos pesticidas estão entre os temas da sexta edição do Workshop Internacional sobre Poluentes no Meio Ambiente, que será realizado de 4 a 7 de julho na UFRJ. Pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras analisarão o perigo enfrentado por ecossistemas como as metrópoles chinesas, o litoral do Rio de Janeiro e a região semiárida no interior do Ceará.

Professor do Instituto de Biofísica da UFRJ e um dos organizadores do evento, João Paulo Machado Torres revela que o encontro científico nasceu na década de 1990, a partir de uma parceria com o antigo Instituto de Fertilidade da Holanda. Outros centros de estudo juntaram-se às reuniões nas edições seguintes, como o Hospital Monte Sinai, de Nova York, além de grupos de pesquisa da Alemanha, Espanha e França.

— São mais de 20 anos de palestras e encontros com colegas envolvidos em projetos de pesquisa similares, sempre com financiamento público — destaca. — Apesar das dificuldades financeiras que eles vêm enfrentando, conseguem produzir um evento dessa categoria.

AMEAÇAS À VIDA MARINHA

A palestra inicial será sobre mamíferos aquáticos. Os venenos de poluentes agrotóxicos atingem toda a vida marinha — as substâncias são encontradas em concentrações altas até no organismo das baleias.

— A programação do dia segue com outras pesquisas, uma delas sobre estudos atmosféricos, uma conferência sobre poluentes orgânicos no ar — lembra Machado Torres. — Há uma programação extensa, com diversos professores e pesquisadores daqui e de outros países, que inclui cursos e conferências.

Fonte: G1