Rojões podem ser uma diversão nas festas de final de ano, mas é preciso estar atento para evitar imprevistos ou acidentes graves

Os sons podem divertir ou assustar e as cores costumam encantar quem acompanha as pirotecnias comuns nas festas da virada do ano. Mas o que pode ser uma diversão para uns, torna-se motivo de preocupação para quem estará de plantão nos hospitais. Nesta época, surgem mais pacientes queimados ou mutilados por mau uso dos fogos de artifício

Segundo os Bombeiros, homens jovens são as principais vítimas dos acidentes, sofrendo lesões nas mãos e na face. Em geral, não ocorrem queimaduras, mas cortes nestas regiões. 
– É comum manusearem os fogos enquanto estão alcoolizados, ou estouram na direção de outras pessoas – comenta o Bombeiro.  
Já o Ministério da Saúde destaca que, além de mortes, o mau uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões com lacerações e cortes, amputações de membros, lesões de córnea ou perda da visão e lesões auditivas. O Ministério orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, deve-se evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão _ como pomadas, clara de ovo, creme dental ou manteiga. O recomendado é que o ferido seja levado a um Posto de Saúde ou Hospital.

As caixas de fogos de 12 tiros, as mais procuradas, vêm com uma base plástica e permite soltá-los sem segurá-los. O melhor é fixar esta base a, pelo menos, 1m do chão. Pode ser no muro ou numa cerca. E sempre encaixar três rojões para ter maior segurança. Estamos sempre alertando as pessoas, pois apesar do efeito bonito, é preciso cautela – destaca.

Compre os fogos de artifício em lojas especializadas.

Leia atentamente as instruções contidas nas embalagens antes de utilizar o produto. O vendedor também pode fornecer orientações adicionais no momento da compra.

Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Aguarde um tempo, molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes, e leve na loja em que comprou para trocá-los.

Nunca deixe crianças soltar fogos sozinhas. Sempre acompanhe seus filhos, oriente sobre os perigos e manuseie os mais perigosos.

Fogos de artifício não combinam com bebidas alcoólicas.

Solte os fogos de artifício em locais abertos, longe de pessoas, automóveis, casas, hospitais, escolas, postos de gasolina, comércio ou fiações elétricas.

Se forem guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso de crianças e de fumantes.

Para shows pirotécnicos, contrate empresas e profissionais especializados.

Cuidados específicos

ROJÃO COLORIDO DE VARA – prenda um cano de PVC numa base de madeira. A haste do rojão precisa ficar solta e reta este cano. Instale distante de fios de energia elétrica, árvores e pessoas. O rojão sobe cerca de 500 m.

Fogos de 500 tiros, ou Chafariz com efeito no chão – Como tem efeitos no chão, deve ser colocado distante das pessoas. De preferência, sem nada próximo num raio de 200m. Instale longe de fios de energia elétrica, árvores e pessoas.

Faça o seu comentário