No último dia 21 de setembro foi realizado o Dia Mundial da Limpeza em Seropédica, evento organizado pelo projeto de extensão da UFRRJ “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier” e Secretária do Meio Ambiente e Agronegócio/Prefeitura Municipal de Seropédica.
O evento reuniu quase 200 participantes entre voluntários e organização, os quais tinham como objetivo coletar o lixo pelas ruas de Seropédica, sendo uma ação de conscientização ambiental global e ainda se comemorou o dia da árvore.

Para impulsionar o evento foi organizado pela coordenadora do projeto Prof Dra. Karine Bueno Vargas e voluntários do projeto uma gincana da limpeza, a qual teve um mês de inscrição sendo divulgado o edital de inscrição nas redes sociais do projeto e páginas oficiais da Rural e Prefeitura de Seropédica, além do jornal Seropédica online. Ainda os alunos visitaram algumas escolas aos arredores da universidade para divulgar o evento.

Foram inscritas antecipadamente 7 equipes de 15 pessoas cada, seguindo as regras do edital para concorrer ao prêmio, sendo elas: 1. RURAL SUSTENTÁVEL – COLOSUS; 2.BIODIVERSIDADE, 3. CURIÓ PARACAMBI; 4. ALDEIA DA FOLHA, 5. LIMPEZA CIDADÃ; 6. PASSARINHOS DA LIMPEZA; 7. GIRASSOL.

No entanto, no dia da ação a Equipe Lobo Guaraná foi participar como voluntária, composta por colaboradores e funcionários da Ambev. O prêmio oferecido a ação foi uma visita guiada pelos monitores da Guarda Compartilhada ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos/Teresópolis a equipe que mais coletasse mais resíduos (peso/kg).
Com 2 h para cada equipe coletar o material em ruas previamente sorteadas a cada grupo, foi coletado 772 kg de lixo, e aproximadamente 5000 bitucas de cigarro.

Todo o material reciclado foi doado a cooperativa Cootraser, e pode ser reaproveitado para a reciclagem 350 kg desse material, sendo restante não reciclável, destinado ao aterro sanitário.

Os voluntários do projeto juntamente com os catadores e equipes participantes fizeram a triagem do material, auxiliando os cooperados, num ato de cidadania e cooperação, sendo contabilizado todo o material recolhido, o qual fará parte do relatório nacional do Dia Mundial da Limpeza, e será contabilizado com os dados internacionais.

A coordenadora do projeto ressaltou no microfone do evento “Se vcs estão cansados com 2 h de caminhada, imagina eles que passam o dia todo coletando resíduos no sol quente, sejam mais solidários e gentis com os catadores e reservem uma garrafa de água gelada para eles nesse verão, eles são nossos super heróis, contribuindo na limpeza da nossa cidade”.

O evento como já anunciado teve como ganhadores as equipes Curió Paracambi, representado por estudantes do curso de gestão ambiental de Paracambi e por uma equipe de crianças de 5 a 12 anos, filhos de moradores de Seropédica, os quais incentivados pelas mães que formaram a equipe adulta Limpeza Cidadã, mostraram que vieram para não deixar lixo nenhum no chão, e deram um show de determinação e boa vontade.

A viagem para o Parque está pré agendada para o dia 05 de outubro de 2019, e irá levar as duas equipes, não só a primeira, pois a participação das crianças demonstrou o potencial transformador que um evento dessa dimensão pode representar na vida dos participantes envolvidos. Incentivar as crianças é garantir um futuro mais sustentável para Seropédica segundo a coordenadora do projeto. Parcerias entre universidade e poder público demonstram que a união pode vir a agregar não só um evento de sucesso, mas a garantia de uma maior aproximação da comunidade com o lugar onde vivem.

Exemplo de cidadania, crianças recolhendo lixo

Faça o seu comentário