O Dia da Árvore é comemorado normalmente nas escolas no dia 21 de setembro, em Seropédica a comemoração será realizada no próximo domingo 23, na Praça Nildo Romano, centro do município. Esta data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. 

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje entre os dias 21 a 23 de setembro, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de fevereiro de 1965.

Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado pela Secretária de Ambiente e Agronegócios de Seropédica. O objetivo do evento é para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, simbolizada principalmente pelas árvores.

Nos últimos anos a preservação das árvores e florestas tornou-se uma questão essencial para a garantia de uma vida com mais qualidade. Onde cada um contribui da melhor forma possível, seja plantando uma arvore em seu jardim, reduzindo a produção de lixo ou reciclando. Todos por um planeta mais verde, limpo e saudável.

O evento com início às 8:00 e termino as 13:00 horas, vai haver distribuição de mudas de arvores e brindes.  Parceria com as empresas: Ciclus, Refedin, Panco, FLONA MX, Jardim das Acácias Mineração.