PREFEITO MARTINAZZO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE PASSAGEM DE COMANDO DO DCMUM

DSC_0153

Na manhã desta quarta-feira (04) o prefeito de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo, juntamente com o prefeito de Paracambi, Tarcisio Pessoa, participaram  da cerimônia de Passagem de Comando do Depósito Central de Munição do Exército, o maior da América Latina.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Ronaldo Barcellos, e prestigiada por autoridades militares, civis e convidados.

Assumiu o Comando o Tenente Coronel Fernando de Farias Ferreira, no lugar do Tenente Coronel Paulo Roberto de Souza Leite transferido para o Comando Geral do Exército do Rio de Janeiro.

O prefeito deu as boas vindas ao novo comandante deixando-se a disposição do exército para o que for preciso. “O DCMun é um grande parceiro do município de Seropédica e tem sido uma entidade atuante e preocupada, não somente com a segurança, mas em todos os aspectos sociais do cidadão. Não poderíamos deixar de participar desta solenidade em que damos as boas vindas ao novo comandante, por respeito a pátria e a tudo que esta unidade tem feito por Seropédica nos últimos anos”, disse.

Na integra o discurso proferido pelo Tenente Coronel Paulo Roberto de Souza Leite

SENHORAS E SENHORES BOM DIA,

AGRADEÇO A PRESENÇA DE TODOS QUE AQUI ESTÃO COMPARTILHANDO CONOSCO ESTES MOMENTOS DE REALIZAÇÃO, ALEGRIA E MUITA EMOÇÃO.

AGORA CHEGOU O TRISTE MOMENTO DA DESPEDIDA, OCASIÃO EM QUE EU TENHO QUE ME AFASTAR DA MINHA TROPA E DA MINHA OM, POR MOTIVO DA MINHA EXONERAÇÃO DO COMANDO. ENTRETANTO, O MOMENTO TAMBÉM É DE ALEGRIA, SATISFAÇÃO E ORGULHO PELO DEVER CUMPRIDO.

CUMPRIMENTO E AGRADEÇO A PRESENÇA DAS AUTORIDADES MILITARES E CIVIS;

PARTICULARMENTE O EXMO SR GEN DIVISÃO EDUARDO ARNAUD CYPRIANO, CHEFE DO GABINETE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO COMANDO LOGÍSTICO, QUE, QUANDO COMANDANTE DA BASE DE APOIO LOGÍSTICO DO EXÉRCITO, EM 2012, MOSTROU-ME AS CARACTERÍSTICAS DO DCMUN E ME ORIENTOU PARA QUE EU CONDUZISSE CORRETAMENTE OS RUMOS DESTE DEPÓSITO.

O EXMO SR GEN BDA EDUARDO ANTONIO FERNANDES – COMANDANTE DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (ESAO), O QUAL, TAMBÉM, QUANDO COMANDANTE DA BASE DE APOIO LOGÍSTICO DO EXÉRCITO, ACREDITOU NO DCMUN E ACOMPANHOU AS MISSÕES POR NÓS EXECUTADAS, SEMPRE NOS ORIENTANDO.

O MEU COMANDANTE, EXMO SR GEN BDA RONALDO BARCELLOS FERREIRA DE ARAÚJO – COMANDANTE DA BASE DE APOIO LOGÍSTICO DO EXÉRCITO, QUE CONFIOU NO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS INTEGRANTES DCMUN, NOS ORIENTOU, E CONQUISTOU A NOSSA CONFIANÇA E ADMIRAÇÃO. FOI O GEN BARCELLOS QUEM POSSIBILITOU, CONTRIBUIU E FACILITOU O REAPARELHAMENTO DO DCMUN E NOS MOMENTOS DIFÍCEIS AQUI SE FEZ PRESENTE.

ÀS AUTORIDADES CIVIS E MILITARES, PARTICULARMENTE DE PARACAMBI E SEROPÉDICA, O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR E AS POLÍCIAS, MILITAR E CIVIL, COM QUE PUDEMOS ESTREITAR OS LAÇOS INSTITUCIONAIS.

OS PREFEITOS DE PARACAMBI E SEROPÉDICA, RESPECTIVAMENTE, EXMO SR TARCISO GONÇALVES PESSOA E EXMO SR ALCIR MARTINAZZO, PELA PARCERIA ESTABELECIDA COM O DCMUN, FACILITANDO O CUMPRIMENTO DAS MISSÕES EM PROL DOS SEUS MUNICÍPIOS E DESTE DEPÓSITO.

AGRADEÇO AINDA O TRABALHO DA IMPRENSA DA REGIÃO, NAS PESSOAS DO SR BOSCO, DIRETOR DO JORNAL “O DIRETRIZ”, DO FOTÓGRAFO DÉO TEIXEIRA, DE PARACAMBI-RJ, E DO SR LUIZ CALDERINI, DO SITE SEROPÉDICA ON-LINE. O TRABALHO HONESTO DESSES JORNALÍSTAS RETRATOU CONSTANTEMENTE OS EVENTOS REALIZADOS PELO DCMUN, PERMITINDO QUE ESTE DEPÓSITO SEMPRE ESTIVESSE NA MÍDIA DE FORMA DESTACADA E POSITIVA PELOS TRABALHOS REALIZADOS. CONCITO AOS COMPANHEIROS CONTINUAREM PARTICIPANDO DAS SOLENIDADES NO DCMUN, MANTEREM DIVULGADOS OS EVENTOS POSITIVOS DESTE DEPÓSITO E REALIZAREM AS DIVULGAÇOES OPORTUNAS, COMO O FIZERAM DURANTE O PERÍODO DO MEU COMANDO, ENALTECENDO, NÃO SOMENTE O NOME DO DCMUN, QUANTO O DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

AO SR GIL GARRITANO, PRESIDENTE DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOGISTAS / NACIONAL, E EM ESPECIAL A SRA JÉSSICA NEVES, GERENTE DA CDL – PARACAMBI-RJ, A QUAL ALÉM DE PARTICIPAR DE DIVERSAS SOLENIDADES NO DCMUN, TAMBÉM CONTRIBUIU POR INTERMÉDIO DA CDL, PARA A DIVULGAÇÃO JUNTO AO EMPRESÁRIADO REGIONAL DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÕES DO DCMUN; OBJETIVANDO DESTA FORMA MANTER OS RECURSOS CIRCULANDO NA REGIÃO.

AGRADEÇO TAMBÉM A PRESENÇA DE PARENTES, AMIGOS, COMANDANTES DE OM E COMPANHEIROS DE TURMA, PARTICULARMENTE A DA SRA NINA (MINHA MÃE), DA MINHA FILHA BRUNA E DA MINHA IRMÃ KÁTIA LEITE.

SOU GRATO A MINHA AMADA MÃE QUE É UM EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO, MINHA GUERREIRA VITORIOSA, SEM A QUAL EU NÃO TERIA CHEGADO ATÉ AQUI.

FOI DEVIDO AO RIGOR DA CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO COM QUE CONDUZIU MEUS PRIMEIROS PASSOS, PELOS RUMOS QUE DEU A MINHA VIDA DESDE A MINHA INFÂNCIA, PASSANDO PELO COLÉGIO MILITAR E PRINCIPALMENTE PELOS VALORES TRANSMITIDOS, TAIS COMO:  RESPEITO, DIGNIDADE, CORREÇÃO DE ATITUDES, POSTURA E MUITO OUTROS QUE APRENDI OS VERDADEIROS VALORES QUE DEVEM SER CULTUADOS, BUSCADOS, MANTIDOS E EXECUTADOS . FOI VOCÊ MINHA MÃE QUE ME ENSINOU ENTRE OUTRAS COISAS A ANDAR BEM VESTIDO E UNIFORMIZADO; DESDE A GRAVATA BORBOLETA NO COLÉGIO IGUAÇUANO, COM MENOS DE DEZ ANOS DE IDADE, ATÉ A FARDA BEM PASSADA E VINCADA DO COLÉGIO MILITAR E MUITO BEM ENGOMADA NA AMAN (ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS EM RESENDE-RJ). SEREI ETERNAMENTE GRATO A VOCÊ MINHA MÃE, PELOS ENSINAMENTOS E PRINCIPALMENTE PELOS VALORES TRANSMITIDOS.

SOU GRATO AOS MEUS ANTIGOS COMANDANTES QUE AO LONGO DA MINHA VIDA PROFISSIONAL LAPIDARAM MINHA EDUCAÇÃO E ME TRANSMITIRAM O CONHECIMENTO TÉCNICO-PROFISSIONAL NECESSÁRIO AO EXERCÍCIO DO COMANDO. OS SENHORES TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS POR EU TER CHEGADO ATÉ AQUI.

AGRADEÇO, PARTICULARMENTE, AOS MEUS ANTIGOS COMANDANTES, AQUI PRESENTES, TAIS COMO:

– O CEL CARLOS ALBERTO NACCER, COM QUEM MUITO APRENDI NO 57ºBIMTZ – REI, SOB SEU COMANDO.

COINCIDENTEMENTE, ATUALMENTE, O CEL NACCER EXERCE A FUNÇÃO DE CHEFE DO SETOR DE MUSICOLOGIA DO DPHCEX E SERÁ UM DOS RESPONSÁVEIS PELA HOMOLOGAÇÃO DA CANÇÃO DO DCMUN, CRIADA DURANTE O MEU COMANDO (LETRA DO 2º SGT ATTI CASTAGNARI, DO DCMUN, E DE SEU PAI LUIZ CASTAGNÁRI, E MÚSICA DO 1º SGT BARBOSA DO REI) .

– E O CEL PAULO EDUARDO RIBEIRO MONTEIRO, COM QUEM MUITO APRENDI EM GUAJARÁ-MIRIM/RO, SOB SEU COMANDO, E QUE TENHO A HONRA DE HOJE RECEPCIONÁ-LO AQUI NO DCMUN. MUITO DO QUE APRENDI COM O SENHOR, CEL PAULO EDUARDO, APLIQUEI AQUI NO MEU COMANDO E OBTIVE ÊXITO E RESULTADOS POSITIVOS. AGRADEÇO VOSSA DEFERÊNCIA EM DESLOCAR-SE DE FLORIANÓPOLIS-SC PARA PARTICIPAR E COMPARTILHAR CONOSCO DESSA IMPORTANTE SOLENIDADE DA PASSAGEM DE COMANDO DO DCMUN.

SOU GRATO AOS SENHORES PELOS ENSINAMENTOS E ORIENTAÇÕES DISPENSADAS.

CAROS SOLDADOS, MILITARES EM FORMA, SE EU CONSEGUI TRANSMITIR A VOCÊS OS VALORES E A EDUCAÇÃO QUE A MINHA MÃE ME DEU, BEM COMO O CONHECIMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL ADQUIRIDO AO LONGO DA CARREIRA, ENTÃO EU CUMPRI A MISSÃO.

CONFESSO QUE AO SER NOMEADO COMANDANTE – DIRETOR DO DEPÓSITO CENTRAL DE MUNIÇÃO, EM MAIO 2012, TENDO ASSUMIDO O COMANDO DESTE DEPÓSITO EM 16 DE JANEIRO DE 2013, EM MOMENTO ALGUM SENTI MEDO OU INSEGURANÇA PARA EXERCER A NOBRE FUNÇÃO DE COMANDAR. SENTI ORGULHO E GRATIDÃO AOS MEUS SUPERIORES HIERÁRQUICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESSE OBJETIVO FOSSE ALCANÇADO, POIS COMANDAR UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR, UMA UNIDADE DO EXÉRCITO, É UM PRIVILÉGIO PARA POUCOS.

PENSO QUE A MISSÃO FOI BEM CUMPRIDA, QUE ATENDI E CUMPRI AS ORDENS DOS MEUS SUPERIORES HIERÁRQUICOS, QUE CONQUISTEI A CONFIANÇA DESTES, A CRENÇA DOS PARENTES E AMIGOS E A EXPECTATIVA DOS MEUS SUBORDINADOS.

MEU SENTIMENTO É DE GRATIDÃO, MUITO OBRIGADO.

DEUS ABENÇOOU O MEU COMANDO, POIS NAS QUATRO INCORPORAÇÕES QUE EU CONDUZI, RECEBENDO JOVENS DA NOSSA SOCIEDADE, ME COMPROMETI PERANTE OS PAIS E O PÚBLICO PRESENTE, A TRATÁ-LOS COM O RIGOR NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DO SOLDADO DESTINADO A DEFENDER A PÁTRIA COM SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA SE PRECISO FOSSE.

TODAVIA, DURANTE O MEU COMANDO ME COMPROMETI A TRATAR MEUS SUBORDINADOS COM DIGNIDADE E RESPEITO, BEM COMO DEVOLVÊ-LOS A SOCIEDADE COMO CIDADÃOS E INTEGROS A SEUS PAIS. E GRAÇAS A DEUS, AO NOSSO PROFISSIONALÍSMO E DEDIÇÃO, CUMPRI A MINHA MISSÃO SEM PERDER UMA VIDA SEQUER, E ENTREGUEI SEUS FILHOS VIVOS E PRONTOS PARA A VIDA CIVIL E PARA OS DESAFIOS DA SOCIEDADE.

DEDIQUEI MINHA VIDA AO DESEMPENHO DO COMANDO E NOS MOMENTOS ADVERSOS PROCUREI ESTAR PRESENTE COM A MINHA TROPA, PARA JUNTOS ACHARMOS A SOLUÇÃO PARA AS DIFICULDAS, E SUPERARMOS OS OBSTÁCULOS. FORAM INCÊNDIOS COMBATIDOS JUNTOS, CARREGANDO E DESCARREGANDO CARRETAS DE MUN JUNTOS, QUER SEJA DE DIA OU A NOITE, BEM COMO, MANUTENINDO AS INSTALAÇÕES DO AQUARTELAMENTO E PRÓPRIOS NACIONAIS RESIDENCIAIS.

AGORA É CHEGADA A HORA DA TRANSMISSÃO DO CARGO DE DIRETOR AO TEN CEL FERNANDO FARIAS.

AGRADEÇO A DISPONIBILIDADE DO TEN CEL FERNANDO FARIAS, O QUAL SE APRESENTOU PRONTO PARA O SERVIÇO EM 26 DE JANEIRO DE 2015, E DURANTE OS TRÊS EXPEDIENTES (MANHÃ, TARDE E NOITE), AO LONGO DESSES DIAS, DEMONSTROU INTERRESSE EM CONHECER AS MINÚCIAS DESTE DEPÓSITO, DESTA FORMA, JÁ EVIDENCIANDO CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES E NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DO COMANDO.

EM 31 DE JANEIRO DE 2015, NO ALMOÇO DE BOAS VINDAS AO TEN – CEL FERNANDO DE FARIAS FERREIRA E FAMÍLIA (SRA NEIVA ESPOSA, FILHOS FERNANDA, GABRIEL E RAFAELA; E SEUS PAIS – MÃE SRa LEISI E PAI SR SEBASTIÃO FERREIRA), O MESMO RECEBEU O SÍMBOLO DO DEPÓSITO, A MINIATURA DE UM CUNHETE.

DESEJO QUE O TEN CEL FERNANDO FARIAS CARREGUE DENTRO DO SEU CUNHETE, DURANTE O SEU COMANDO, A SATISFAÇÃO DAS MISSÕES QUE SERÃO MUITO BEM CUMPRIDAS, AS ALEGRIAS AQUI VIVIDAS, E DIANTE DAS ADVERSIDADES, OBSTÁCULOS E DIFICULDADES QUE SE APRESENTAREM, AO LONGO DO CAMINHO, O SABOR DA VITÓRIA APÓS TRANSPÔ-LAS.

CERTAMENTE, O TEN CEL FERNANDO FARIAS CUMPRIRÁ A MISSÃO COM LOUVOR E CONDUZIRÁ O DCMUN A CONQUISTA DOS OBJETIVOS IMPOSTOS A ESTE DEPÓSITO.

DESEJO AO TEN CEL FERNANDO FARIAS MUITO SUCESSO E QUE DEUS LHE ABENÇOE NESTA NOBRE MISSÃO DE COMANDAR O MAIOR DEPÓSITO DE MUNIÇÃO DA AMÉRICA LATINA – O DEPÓSITO CENTRAL DE MUNIÇÃO.

FINALIZANDO AS MINHAS PALAVRAS, SOLICITO AUTORIZAÇÃO, AO EXMO SR GEN CYPRIANO, PARA, PELA ÚLTIMA VEZ, AINDA COMO DIRETOR DO DCMUN, DETERMINAR À TROPA ENUNCIAR A MISSÃO.

[flagallery gid=27]

Faça o seu comentário