Alguns caminhoneiros estão jogando entulhos de obras na RJ 99 (Reta do Piranema) em Seropédica, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a vida de quem trafega pela estrada. Alguns montes de entulhos estão em cima do acostamento podendo gerar acidentes, outros entulhos foram jogados nos canais que cortam ao lado da via contaminando o lençol freático.

Artigo 54 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

  • 1º Se o crime é culposo:

Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa.

  • 2º Se o crime:

I – tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;

II – causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;

III – causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;

IV – dificultar ou impedir o uso público das praias;

V – ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

Pena – reclusão, de um a cinco anos.

  • 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

Além desses crimes o autor pode ser multado pela Policia Militar, e ter o caminhão apreendido, e ser encaminhado à Delegacia para ressarcir os danos causados ao local.

Faça o seu comentário