A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta terça-feira, 24, a Operação Replicante, para desarticular um esquema de fraudes e desvios de encomendas nos Correios, no Rio de Janeiro. Ao todo, cumpriram-se nove mandados de busca e apreensão, com o auxílio de 50 agentes da PF. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio.

Na mira da PF, os bairros de Bento Ribeiro, Campinho, Coelho Neto, Engenho da Rainha, Madureira, Piedade e Tomás Coelho, além do próprio Centro de Distribuições dos Correios, em Benfica — o maior centro de distribuição de encomendas da empresa, localizado na zona norte da cidade.

Conforme a Justiça, as investigações se iniciaram em janeiro do ano passado e revelaram que funcionários dos Correios do CTE de Benfica selecionavam encomendas de alto valor, como celulares e outros eletrônicos, e as desviavam dos Correios por meio de troca de etiquetas.

Ao todo, as irregularidades chegam a R$ 1 milhão. “O esquema criminoso envolvia a substituição de etiquetas verdadeiras — que continham dados da entrega — por etiquetas falsas. O grupo utilizava número de postagens já utilizadas para elaborar as falsas etiquetas […], fazendo com que as encomendas aparentemente desaparecessem do fluxo postal”, informou a PF, em nota.

Fonte: Folha F7