Conheça 5 parques para os apaixonados por trilhas
30 de maio de 2017

Os apaixonados por trilhas podem encontrar diferentes tipos de paisagens e parques no país. Desde iniciantes até os mais experientes, confira 5 parques nacionais para serem explorados por trilheiros:

Pico do Pião – Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais

Com grutas, cânions e cachoeiras, a área é repleta de trilhas: o circuito das águas, que inclui Prainha, Ponte de Pedra e Cachoeira dos Macacos; o Pico do Pião e a Cachoeira Janela do Céu.

Vale da Lua – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

Viajantes do mundo inteiro ficam perplexos diante de tanta beleza por metro quadrado. Várias opções de trilhas, incluindo a da Cachoeira do Rio Preto, Cachoeira dos Cariocas e outras pelos arredores.

Segundo o site oficial da Chapada dos Veadeiros, a caminhada para o Vale da Lua é curta, mas o terreno cheio de pedras é um desafio à parte, que leva os visitantes a gastar cerca de meia hora para chegar ao melhor local.

Pico Dedo de Deus – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro

Um dos principais atrativos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis. Entre as trilhas, destaque para a Pedra do Sino, a mais de 2 mil metros de altitude.

O percurso vale o esforço, a vista lá de cima é nada mais, nada menos, que toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba.

Trilha do Vértice – Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul/Santa Catarina

A trilha leva à bela vista do Cânion do Itaimbezinho e para diversas cachoeiras.

Vale do Pati, Bahia

Considerado como o lugar mais bonito para trekking no Brasil. O Vale do Pati fica localizado no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia. O lugar parece que foi feito sob medida para aqueles que amam aventuras e contato com a natureza.

O relevo privilegiado, a fauna, a flora, e as cachoeiras do local formam uma combinação perfeita para os trekkings que são realizados, geralmente, em 3 a 6 dias de caminhada cada um (nível de dificuldade: médio a difícil), onde os visitantes podem contemplar com calma as inúmeras belezas do local.