Cuidar da saúde bucal é essencial para todas as pessoas, em qualquer idade. Isso porque a boca é nossa porta de entrada para todo tipo de doenças e mantê-la em dia é um ato de proteção ao nosso corpo.

Mas todos sabem o quão caro pode ser um tratamento dentário – mesmo o mais simples de todos, como as limpezas e restaurações. Esse valor elevado faz com que a procura por um dentista aconteça apenas em momentos críticos, onde a dor já está insuportável e há perda de dentes importantes.

Isso acontece muito porque as pessoas não costumam buscar informações sobre o assunto e passam a não saber que é possível ter acesso a tratamento dentário gratuito em qualquer lugar do país. No artigo de hoje, vamos explicar onde encontrar esse tipo de intervenção sem pagar nada e quais as condições necessárias para conseguir agendar uma consulta. Confira!

É possível ter acesso à dentista grátis?

É muito comum que as pessoas não tenham ideia da possibilidade de agendar tratamento dentário gratuito em qualquer cidade do país. Essa é a uma realidade preocupante pois, assim como um médico de rotina deve ser consultado periodicamente, um dentista também deve ser – não apenas em momentos de dor extrema.

Faz parte do direito de todas as pessoas terem assistência sem precisar pagar um plano odontológico, por meio do SUS ou mesmo de ações em Universidades e ONGs. São os casos onde a gratuidade é garantida por lei:

Restaurações

As restaurações são as famosas cáries, que atingem boa parte da população geral. Elas são um direito de qualquer pessoa, mesmo quando não há dor. Tratar as cáries com antecedência permite que o dente seja preservado e não haja necessidade de retirada.

Cirurgias dentárias

Outro direito garantido por lei é o de ter acesso à cirurgias dentárias, como o canal, que é quando a cárie atingiu o nervo dos dentes. Nesse caso, a dor costuma ser grande e a consulta se encaixa na urgência.

Retirada dos sisos

Os sisos são dentes que podem crescer depois de uma cerca idade e atrapalhar o desenvolvimento dos demais, além de causar muita dor. Sua retirada também é coberta pelo SUS como tratamento dentário gratuito.

Implantes

No caso de dentes que caíram em locais onde há muita visibilidade ou que causem um desconforto muito grande, os implantes são tratados como urgência e podem também serem agendados pelo SUS de forma rápida. Basta ir até um posto mais próximo e solicitar a consulta de emergência.

Onde conseguir dentista grátis?

O SUS tem uma série de postos de saúde com a opção de encaminhamento para dentistas gratuitos. A dica é ir até o posto de saúde mais próximo com a sua carteirinha e pedir um agendamento. Caso não haja dor, pode ser preciso esperar de 30 a 90 dias, porém, os retornos são mais rápidos depois da primeira consulta.

Em universidades também há a possibilidade de conseguir uma consulta. Vá até a faculdade mais próxima da sua casa e pergunte sobre essa possibilidade.

Fontes:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34708-voce-sabia-todo-brasileiro-pode-receber-tratamento-dentario-de-graca-no-sus
http://www.brasil.gov.br/saude/2011/04/rede-do-sus-tambem-vai-oferecer-implantes-e-aparelhos-para-dentes

Fonte: www.beneficiosdobrasil.comhttp://www.beneficiosdobrasil.com