O primeiro Fórum de secretários do Meio Ambiente da Região Hidrográfica II, em 2019, aconteceu ontem no campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em Paracambi. A reunião contou com a participação dos representantes dos municípios de Queimados, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Mendes, Itaguaí, Paracambi, Rio Claro, Vassouras, Nova Iguaçu, Japeri, Mangaratiba e Piraí. Os principais projetos que estão em andamento no Comitê Guandu-RJ foram apresentados e discutidos pelos presentes que entenderam como cada município pode contribuir para o andamento dos mesmos.

A prefeita de Paracambi, Lucimar Cristina Ferreira esteve presente dando boas-vindas aos secretários de meio ambiente e desejando que todos tivessem uma reunião produtiva e que bons frutos pudessem sair deste encontro. Todos se apresentaram e falaram um pouco sobre as expectativas que a parceria com o Guandu lhes suscitava, seguidos pela diretoria colegiada que discursou sobre a importância dessa integração, pedindo para que todos os municípios presentes dessem um voto de confiança ao Comitê Guandu-RJ enquanto instância que faz a diferença no meio ambiente na RH-II.

A diretora executiva do Comitê, Andreia Loureiro, deu início a apresentação sobre o Comitê Guandu e passou a palavra aos especialistas da secretaria executiva para apresentações dos projetos. Seguindo a pauta do evento, foi falado sobre o Manual Operativo do Plano Estratégicos de Recursos Hídricos (MOP), ferramenta que norteia a implementação das metas definidas no manual. Todos os municípios presentes receberam uma cópia impressa do PERH Guandu para posterior consulta. O Saneamento Rural foi o segundo item discutido, contando com a apresentação do Consórcio PROFIL-TSA que está executando a fase de levantamento de dados do projeto e detalhou quais são os critérios levados em consideração para definir quais áreas são rurais ou não. Marcelo Cruz, especialista administrativo da AGEVAP falou sobre os andamentos da contratação de empresa para oferta do curso de Direito em Saneamento Ambiental, e da aquisição dos EPIs para combate a incêndios florestais. Este último já está com data do ato convocatório marcada para 30 de julho. Já Gabriela Teixeira, especialista em recursos hídricos da AGEVAP contou um pouco sobre o Produtores de Água e Floresta, projeto bem-sucedido do Comitê Guandu-RJ que está atualmente em fase de expansão nas regiões de Sacra Família e Santana.

O encontro foi finalizado com agradecimento por parte da diretoria colegiada e foto para deixar registrado como foi o 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente da RH-II, que promete não ser o último, já tendo data marcada para o próximo.

Fonte: Comitê Guandu

Faça o seu comentário