Comitê Guandu-RJ lança processo eleitoral para nova composição plenária

O Comitê Guandu-RJ está com inscrições abertas do dia 1º e 30 de setembro para o processo eleitoral do biênio 2019-2020 (atuação de fev/2019 a fev/2021). Serão disponibilizadas 36 vagas (14 para o poder público, 11 para usuários e 11 para sociedade civil) para representantes que desejam atuar na gestão participativa dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do rio Guandu, rio Guandu-Mirim e rio da Guarda.

Dentre as atividades da composição do Plenário estão discutir e aprovar o Plano de Bacia do Comitê Guandu-RJ (PERH); aprovar pautas orçamentárias; debater e aprovar programa de trabalho, projetos e relatórios; eleger a diretoria colegiada, participar da criação de Câmaras Técnicas; e outras atividades que visam a gestão e a melhoria da qualidade e quantidade de água na Bacia do Guandu-RJ, que abastece mais de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Os inscritos primeiramente passam por uma avaliação documental para posteriormente estarem habilitados a concorrerem as vagas oferecidas. Após essa análise, acontece a convocação de fóruns eleitorais de acordo com cada segmento para a escolha dos representantes.

As inscrições poderão ser enviadas através dos Correios ou entregues de 9h00min às 16h00min na Secretaria Executiva do Comitê Guandu – Avenida Ministro Fernando Costa, nº 775, Sala 203 – Fazenda Caxias – Seropédica – RJ – CEP 23.895-265.

O edital e o formulário, assim como outras publicações relacionadas, acontecem através do site (www.comiteguandu.org.br/) e na sede do Comitê Guandu-RJ.

Sobre o Comitê Guandu-RJ

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim foi criado pelo Decreto Estadual no 31.178, de 03 de abril de 2002, com área de atuação ampliada através da Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI-RJ nº 107/13.

O objetivo do Comitê é promover a gestão descentralizada e participativa dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. A área de atuação é a Região Hidrográfica II que engloba o território de 15 municípios fluminenses: Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes e Barra do Piraí.

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário