Com o tempo seco, muitas pessoas desavisadas colocam fogo no mato, causando morte de animais silvestres. Além de causar a morte de animais indefesos, as queimadas provocam acidentes nas rodovias, devido a fumaça.

Neste último domingo (14), a equipe formada pelos bravos Bombeiros, Sargento Jesus, Cabo Robson e Sargento Parreira, cortou um dobrado para dar combate a vários incêndios na Estrada Rio São Paulo, na área da UFRRJ.

No local o fogo queimou algumas colmeias de Abelhas espalhadas no meio do Bambuzal, matou filhotes de passarinhos que estão em época de postura. Um incêndio criminoso, podendo provocar também incêndio em construções ao longo da rodovia, dando prejuízos aos moradores do local.

Crime Ambiental

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”

Colocar fogo em terrenos baldios é crime com pena de prisão e multa

A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa. Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime.

Vídeo: Tânia Cristina Bomfim

 

Faça o seu comentário