Muitas pessoas não imaginam o dia a dia de um Bombeiro Militar, os riscos que correm diariamente para salvar vidas.

Vai fazer um ano que três bombeiros morreram durante o trabalho de combate a um incêndio na boate Quatro por Quatro, na região central da capital fluminense. Um quarto bombeiro que estava no local foi encaminhado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, em estado grave e acabou falecendo. Neste Incêndio morreram quatro Bombeiros: Klerton Gonçalves de Araújo, José Pereira de Sá Neto o 2º sargento Geraldo Alves Ribeiro e o 1º sargento Rafael Magalhães Frauches Alves.

Inúmeros acidentes têm ocorrido com os Bombeiros, mesmo usando toda técnica e equipamentos de Segurança. No mesmo ano de 2019 ocorreu um acidente com os Bombeiros, Tenente Júlio Affonso Cardoso Sobral e o Subtenente Evandro Dias de Andrade do 4º GBM de Nova Iguaçu. 

Os Bombeiros foram chamados para atender um incêndio na Rua Alexandre Fleming 144, apartamento 101, na Vila Nova em Nova Iguaçu. No momento em que os militares e sua guarnição faziam a varredura de duas possíveis vítimas dentro da residência ocorreu uma explosão envolvendo-os pelas chamas. Os Bombeiros Sobral e Evandro tiveram queimaduras em seus membros inferiores e inalaram fumaça. 

Todos membros da guarnição estavam devidamente equipados com os equipamentos que regula o Manual de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, fizeram todos os protocolos de checagem de equipamentos e de avaliação de cena para resgate de vítimas, mesmo assim a explosão e a alta temperatura do fogo ultrapassou a proteção de suas vestes e fez queimaduras de 1º 2º d 3º grau.

Toda a guarnição sabendo que poderia haver mais explosões, adentraram com coragem e ajudaram a salvar seus companheiros mesmo que fosse o sacrifício de suas vidas. São inúmeros casos de heroísmos dos bombeiros, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro.

Agora pensem como fica a família destes valorosos bombeiros, quando saem para trabalhar, imaginado se vão retornar para casa sãos e salvos. Os Bombeiros sempre está na cabeça de todos Brasileiros como verdadeiros heróis, muitos os chama de Anjos que Salvam Vidas ou Anjos do Asfalto.

Apesar de sua importância em nossa sociedade, os Bombeiros Militares, ganham pouco, e deveriam ser melhor renumerados. Muitos ficam com sequelas de suas atividades, com doenças psicológicas e físicas.