Os alunos da Escola Municipal Caetano de Oliveira localizada em Mangaratiba e a professora Rogéria, visitaram a Coleção de Plantas Medicinais e PANC da PESAGRO- RIO/CEPAO de Seropédica.

A Pesquisadora Celma Domingos de Azevedo administrou aula informando que o Brasil é desde 2008 o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

A Pesquisadora falou da importância da horta familiar: “Para contribuir com meio ambiente procuramos utilizar na agricultura familiar, em horta urbana e vasos meios alternativos de controle insetos ou pragas e urbanos, extratos naturais de plantas medicinais e PANC, contribuindo com diminuição do efeito estufa”.

As plantas apresentadas são arruda, cravo- de – defunto, citronela, capim – limão, erva-de-santa-maria e pimenta.

“A agricultura orgânica que cresce 20% ao ano e não é permito o uso de agrotóxicos. A legislação brasileira proíbe também o uso de agrotóxicos, por isso a importância de conhecer as alternativas de controle de pragas”. Destaca Celma.

A Agricultura Familiar consiste no cultivo da terra realizado por pequenos e médios proprietários rurais, onde os membros da família se dedicam essencialmente ao cultivo de alimentos. A produção diversificada é uma característica marcante desse setor e pode incluir produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola. A família tem a agropecuária como a principal fonte de renda.

Faça o seu comentário