Um alerta que o Site Seropédica Online faz aos moradores do município

Todos os anos registramos vários afogamentos nas lagoas e no Rio Guandu que corta o município. Vários alunos de algumas escolas matam a aula e vão tomar banho nas lagoas, principalmente na Lagoa Azul no km 42.

Muitas dessas lagoas são rasas na beirada, mas na maioria a profundidade passa dos 10 metros. Existe arame farpado e galhos dentro das lagoas, e também lama que facilita o afogamento. A maioria das pessoas que morreram sabiam nadar, e por saber nadar abusavam da sorte e acabavam enroscada no fundo da lagoa se afogando.

Outro lugar de muito perigo é o Rio Guandu, que existe buracos profundos na beirada do rio, locais onde era extraído areia lavada. No ano passado um pai deixou sua filha brincando na beirado do rio, quando procurou sua filha tinha sumido, resolveu mergulhar para encontra-la e acabou se afogando também. O corpo dos dois foram encontrados dois dias depois em Santa Cruz.

Os Bombeiros alertam: “Não aconselhamos de maneira alguma que entre para banho nas lagoas e no Rio Guandu, porque aqui não tem trabalho de prevenção de guarda-vidas e não se conhece a fundo, o real perigo.”

Cuidados são necessários quando se vai nadar em locais adequados. “Sempre recomendável água no umbigo. A criança perde a capacidade dela de se salvar. A recomendação é vigilância, cuidado e sempre com um adulto. Lagoas, rios, áreas abertas têm que ter uma vigilância.”