Para quem não conhece Paraty é uma cidade localizada as margens da BR 101 direção Santos São Paulo. A cidade e cercada pelas praias mais lindas do Rio de Janeiro, vale a pena conhecer. Em Paraty tem um Bairro chamado Trindade que fica a 25 km do centro do município. Além das praias, Trindade tem também várias cachoeiras com aguas límpidas e cristalinas.

Paraty é uma cidade que você e encontra diversão e cultura em qualquer Bairro que for, por exemplo:

 PONTAL
Os hotéis e pousadas do bairro Pontal estão a menos de cinco minutos de caminhada até o centro histórico. O Pontal é um bairro pequeno (aproximadamente seis ou sete quarteirões) limitado de um lado pelo rio Perequê-Açu, de outro pela praia do Pontal e de outro pelo morro onde está o Forte Defensor Perpétuo. Neste bairro encontra-se a Santa Casa e a sede principal da Prefeitura. A praia do Pontal possui quiosques e uma bela vista para a baía de Paraty, apesar de não ser agradável para banho, devido à proximidade da cidade e pelo fato do mar ter fundo lodoso.

 PARATY-MIRIM
Patrimônio é um bairro simples a dezessete quilômetros de Paraty, na beira da rodovia Rio-Santos, junto ao início da estrada que leva para Trindade. Não possui atrativos turísticos.
Paraty-Mirim é o nome de uma praia e de toda a região junto à estrada de terra que leva a essa praia. As pousadas são simples e ficam próximas à estrada (e não à praia). A praia está a dezoito quilômetros de Paraty.

JABAQUARA
Bairro residencial próximo a praia do Jabaquara, onde há quiosques e uma bela vista da baía de Paraty, apesar da água ser desagradável para banho (fundo lodoso). Está distante do centro histórico aproximadamente 1,5 quilômetros, porém separado por um morro, tornando o caminho bastante íngreme. Provavelmente preferirá ir de carro até o centro histórico.
Em tupi-guarani Jabaquara (Yab-a-quar-a) quer dizer rocha e buraco. Provavelmente o local recebeu esse nome devido à Toca do Cassununga, uma gruta localizada 200 metros após a praia do Jabaquara, na beira da rua paralela à praia e que termina na Rio-Santos.

Os hotéis e pousadas localizados no centro histórico são os mais procurados e, por isso, costumam ser mais caros que as hospedagens nas demais localidades. Como não é permitido entrar com carro no centro histórico, os estabelecimentos costumam oferecer um estacionamento em local próximo. A principal vantagem de ficar no centro é o fato de não precisar utilizar o carro durante sua estadia, uma vez que a maioria dos restaurantes e lojas ficam próximos.

TRINDADE

A vila de Trindade com suas praias dista 25 quilômetros de Paraty. As praias são lindas, porém a vila cresceu de forma um pouco desordenada. A maioria das pousadas e restaurantes são simples. Estive pela primeira vez em Trindade neste ano e gostei muito. A cidade, que se resume a uma rua praticamente, acolhe com encanto a pessoas vindas de vários lugares. Todos parecem ficar muito à vontade em meio à beleza exuberante de Trindade. Praias para todos os gostos e cachoeiras na medida certa para quem não quer tanto sol. À noite, agito sem excessos. Não vejo a hora de retornar para usufruir um pouco mais da beleza acolhedora e cativante dessa delícia de lugar

Apesar do turismo ser muito importante pro desenvolvimento do lugar não é isso que é necessário em Trindade, porque se aquele lugar virar mais uma praia comercial vai perder o diferencial. O legal é o underground, o lance da privacidade sem farofada. O preço da alimentação e bastante caro, antes de escolher a pousada certifique-se da veracidade da propaganda que é colocada na internet, prometem estacionamento, wi-fi, frigobar, ar condicionado, etc, mas as vezes você chega no local e não é nada disso. Mas de qualquer forma vale a pena conhecer, e presenciar o que esta cidade tem a oferecer.

[flagallery gid=21]

Faça o seu comentário