A Universidade Rural e a Duke University, dos Estados Unidos, assinaram um termo de cooperação, na última segunda-feira (21/8), no Gabinete da Reitoria, câmpus Seropédica. O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, e o representante de Duke, professor John French, firmaram parceria que prevê, entre outros pontos, o intercâmbio de docentes e estudantes; a realização de cursos; o estabelecimento de programas comuns em diversas áreas acadêmicas; e o acesso a arquivos, laboratórios e bibliotecas das respectivas instituições. 

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Rural, Alexandre Fortes, e estudantes de ambas as universidades. Eles participam de uma pesquisa que avalia os impactos na Baixada Fluminense do processo de expansão do ensino superior no Brasil. Como parte desse projeto, uma delegação do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) visitou a Universidade de Duke, em maio deste ano, para apresentar os resultados parciais da investigação (a visita foi tema de capa da edição 04/2017 do Rural Semanal). 

O termo de cooperação formaliza uma parceria que vem sendo construída há mais tempo, desde quando o professor Alexandre Fortes fez um doutorado-sanduíche na universidade estadunidense.

Da esq. à dir. Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Fortes; reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara; e representante da Duke University, professor John French

Faça o seu comentário